Pular para o conteúdo

Zeekr planeja entrar na Europa, enquanto chega ao Brasil!

Zeekr, demonstrou uma abordagem relativamente direta ao discutir como as tensões geopolíticas e a guerra fria comercial impactaram suas ambições de expansão além da China. A introdução de uma nova tarifa de 19,9% pela União Europeia sobre veículos fabricados pela Geely e importados da China fez com que a subsidiária sino-sueca reconsiderasse seriamente a inclusão das vendas na Europa em seu plano de expansão global.

Segundo um relatório da Bloomberg, a marca está avaliando a possibilidade de estabelecer produção na Europa para seus modelos. Andy An, CEO da Zeekr, afirmou à agência que “estamos trabalhando ativamente na localização na Europa e faremos um anúncio sobre isso no momento apropriado”, sugerindo que a marca pode estar além da mera fase de reflexão.

Essa consideração é uma resposta direta às novas tarifas da UE sobre veículos elétricos importados da China. A União Europeia argumenta que as marcas chinesas recebem subsídios injustos do governo chinês, impondo tarifas de dois dígitos sobre esses veículos, sejam eles de marcas chinesas nativas, como BYD ou Zeekr, ou modelos europeus importados da China, como o Mini Cooper Electric ou o BMW iX3. Apesar das petições da China para a redução dessas tarifas, os ajustes foram mínimos, tornando a produção local uma alternativa viável para as marcas chinesas.

Zeekr X
Zeekr X

No entanto, diferentemente de empresas como a BYD, que precisariam construir novas fábricas, a Geely e a Zeekr podem utilizar instalações já existentes. Se a Zeekr avançar com seus planos de produção na Europa, isso ocorrerá nas fábricas da Geely (através da Volvo). Fábricas na Suécia e na Bélgica estão prestes a iniciar a produção do Volvo EX30, que é baseado na plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) desenvolvida pela Zeekr.

A Zeekr está comprometida com sua expansão internacional. Recentemente, a marca atualizou sua van 009 e lançou o SUV compacto Zeekr X (ambos adaptados para volante à direita) em mercados como Tailândia e Hong Kong. Além disso, o Zeekr 7X, um concorrente do Model Y, foi apresentado, sinalizando a preparação da marca para competir nos mercados internacionais.

Esse movimento é mais do que um desejo de globalização; é uma necessidade estratégica para a Zeekr, que, como outras startups de veículos elétricos, precisa aumentar seu volume de vendas para alcançar a rentabilidade. A marca está em trajetória positiva, com uma redução de 18% em suas perdas no primeiro trimestre, totalizando US$ 278 milhões, e planeja alcançar a lucratividade até o final do ano.

Além disso, a Zeekr está se preparando para entrar no mercado brasileiro, com a previsão de iniciar suas operações em setembro de 2024, oferecendo inicialmente os modelos Zeekr X e 001.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?
5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?