Fique por dentro do assunto e muito mais, logo a seguir!
Atualmente, o SUV de entrada da marca é produzido exclusivamente na fábrica do Paraná, embora seja um projeto global da empresa.
O Kardian está agora disponível no mercado mexicano como importação do Brasil, porém com uma má notícia para os brasileiros: lá custa a partir de 355.000 pesos mexicanos, mais barato do que no Brasil.
Convertido, custa R$ 105,2 mil, enquanto o SUV da Renault começa em R$ 112.790. A razão para isso é que a versão básica lá tem motor aspirado e câmbio manual, indisponíveis no Brasil.
Na versão básica Evolution MT do Kardian no México, utiliza-se o motor 1.6 16V aspirado de quatro cilindros presente no Duster e no Kangoo, operando exclusivamente com gasolina no país.
No modelo mexicano, o motor gera 114 cv de potência e 15,8 kgfm de torque a 4.000 rpm, sempre acoplado a um câmbio manual de 5 marchas.
O Renault Stepway já não o oferece, enquanto surgem dúvidas sobre a conformidade com o Proconve P8, regulamento mais rigoroso que começa em 2025.
Caso a marca não consiga adaptar o motor às novas normas, pode ser que ele seja interrompido na produção para o mercado brasileiro.
No Renault Kardian mexicano, as versões são idênticas às do Brasil, exceto pela versão de entrada. Após a Evolution MT, estão disponíveis a Evolution EDC, Tecnho EDC e Premier Edition EDC.
Todas utilizam o motor 1.0 turbo flex de três cilindros em combinação com a transmissão de dupla embreagem com seis velocidades.
Confira mais informações no site IPVA 2024