Não só São Paulo, China também tem rodízio de carros

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Em São Paulo, há décadas temos o rodízio veicular, porém, é "fichinha" comparado a Pequim, onde a restrição começa na compra do carro, exigindo participação em sorteio concorrido para emplacamento.

Em 2023, só 100 mil novas placas veiculares foram emitidas, com mais de 10 milhões competindo. Pequim, com 21 milhões de habitantes, enfrenta essa restrição.

A norma abrange todos os veículos, porém favorece os elétricos, com 70 mil placas disponíveis em comparação com 30 mil para os a combustão.

Diferentemente do rodízio em São Paulo, em Pequim, os carros híbridos não recebem privilégios e são contabilizados como modelos a combustão.

Na china, é possível transferir uma placa para um novo veículo adquirido. No ano passado, foram vendidos cerca de 30 milhões de carros zero-km na China.

Pequim e outras cidades chinesas têm restrições similares. Em locais como Xangai, Guangzhou e Shenzhen, o emplacamento é determinado por sorteio.

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