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O rodízio municipal de veículos de São Paulo, criado em 1997 sob a gestão do ex-prefeito Celso Pitta, deixará de ser aplicado para muitos carros novos a partir do próximo ano.
A partir de 2025, muitos carros zero-quilômetro vendidos no Brasil terão tecnologia híbrida para atender aos limites mais rígidos de emissões da oitava fase do Proconve L8, válida a partir de janeiro.
Desde 2015, híbridos e elétricos são isentos do rodízio em São Paulo devido à menor emissão de poluentes.
Diariamente, alguns veículos a combustão são proibidos de circular em parte da cidade nos horários mencionados. Quem desrespeitar a regra recebe multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
O Proconve L8, a partir de 2025, será mais rigoroso em 2027, 2029 e 2031. Fabricantes terão metas de emissões para toda a linha, promovendo híbridos flex.
Os novos carros terão tecnologia micro-híbrida, com um gerador substituindo alternador e motor de arranque. A energia armazenada em baterias de 12V ou 48V reduz a demanda do motor a combustão.
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