Fique por dentro do assunto e muito mais, logo a seguir!
Começou oficialmente a disputa fiscal sobre carros. A Europa impôs novos tributos a fabricantes chinesas, favorecendo BYD e encerrando operações da GWM localmente.
A China retaliará com tarifas extras sobre carros de luxo europeus se seus próprios modelos forem afetados negativamente na Europa.
O governo pretende capitalizar a alta procura por carros de luxo na China, aplicando impostos a veículos com motores maiores que 2.5 litros, predominantemente associados a modelos de luxo e esportivos.
De acordo com a China Passenger Car Association, houve um aumento de 11% nas vendas de 196 mil carros europeus com essa configuração no ano passado.
As montadoras da Alemanha enviaram carros acima de 2.5 litros no valor de US$ 1,2 bilhão para a China. Em resposta, Pequim planeja aumentar o imposto de 15% para 25%.
Ao contrário da abordagem europeia, não haverá favorecimento ou distinção entre as montadoras na China. Isso significa que a Porsche pagará o mesmo imposto que a VW e a Mercedes-Benz.
No Brasil, a partir de julho, a taxa de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in importados subirá de 10% para 18%.
Isso afetará significativamente as vendas das marcas chinesas, que têm dominado essas categorias com carros mais acessíveis e eficientes.
Confira mais informações no site IPVA 2024