Fique por dentro do assunto e muito mais, logo a seguir!
Muitos acessórios populares instalados nos carros violam a legislação, gerando multas e comprometendo a segurança. Alterações não autorizadas resultam em infração grave, multa, e retenção do veículo.
1 - O engate de reboque é popular no Brasil, mas não protege contra colisões e nem todos os carros podem usá-lo. Instalar em veículos inadequados, pode resultar em multas, perda de pontos na CNH.
2 - A película G5, com 5% de transparência, é irregular. A Resolução 989/2022 do Contran exige que para-brisa e vidros dianteiros tenham transparência mínima de 70%.
3 - Envelopar o veículo é uma alternativa econômica à pintura, mas alterar sua cor sem autorização é infração grave pelo CTB, exigindo regularização via novo CRLV-e.
4 - Instalar central multimídia com DVD e TV no carro só permite uso parado; uso em movimento viola Resolução 242 do Contran, infração grave com retenção do veículo até regularização.
5 - Resolução 926/2022 do Contran proíbe faróis de xenônio não originais; exceção para CSV emitido antes de junho de 2011. Infração grave e retenção se encontrado após essa data.
Confira mais informações no site IPVA 2024