A Volkswagen deu indícios sobre a atualização do seu conhecido modelo Amarok, gerando expectativas sobre as novidades que essa picape média trará ao mercado brasileiro. Contrariando a ideia de uma nova geração, o que temos, de fato, é um aprimoramento do design e possíveis melhorias tecnológicas sobre a versão que já circula no Brasil. Importante salientar que a produção dessa nova Amarok acontece exclusivamente na África do Sul.
Até o momento, a Volkswagen manteve detalhes sob sigilo, divulgando apenas um vídeo e uma imagem que revela parcialmente a frente do veículo. Essa estratégia de marketing nos permite antecipar que a Amarok incorporará características visuais semelhantes às vistas em outros modelos da marca recentemente atualizados.
O destaque inicial fica por conta do para-choque dianteiro, cujo design lembra bastante o da Saveiro, sugerindo uma linha estética comum dentro da gama Volkswagen. Outros pontos como os faróis de neblina verticais e uma nova barra cromada integrada à grade frontal seguem essa harmonia visual, complementados por uma elegante barra iluminada que adorna o contorno do capô, conferindo à picape um aspecto mais sofisticado.
No entanto, informações sobre a parte traseira e o interior do veículo ainda permanecem como um mistério a ser revelado pela montadora. Espera-se que a cabine da Amarok alinhe-se aos padrões mais recentes de design e tecnologia adotados pela Volkswagen, prometendo uma experiência de condução atualizada e mais confortável aos seus usuários.
Entre as novidades especuladas estão a inclusão da central multimídia VW Play, suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio – ainda que apresentado como opcional –, além de avanços significativos em termos de segurança e assistência ao condutor, como aumento no número de airbags, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
Sob o capô, espera-se que a Amarok mantenha o robusto motor V6 3.0 turbodiesel, capaz de entregar 258 cv e 59,1 kgfm de torque, acompanhado por uma transmissão automática de 8 marchas e sistema de tração integral 4Motion. Para o mercado argentino, permanece a opção com motor 2.0 turbodiesel de 180 cv.
Embora detalhes completos e datas específicas para o lançamento ainda não tenham sido anunciados pela Volkswagen, a expectativa é que a versão reestilizada da Amarok desembarque no mercado brasileiro até agosto deste ano. Fãs da marca e entusiastas do segmento aguardam ansiosamente por mais informações sobre este icônico modelo que promete trazer novos ares ao segmento de picapes médias.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.