A Volkswagen está se preparando para uma verdadeira ofensiva no mercado chinês. Após perder a liderança para a BYD em 2023, a montadora alemã está determinada a reconquistar o público chinês. Durante o Salão de Pequim desta semana, a Volkswagen revelará os detalhes de sua estratégia e confirmará o lançamento de 30 novos modelos até 2030. Essa nova linha de veículos incluirá tanto carros elétricos quanto veículos tradicionais movidos a gasolina.
Um dos destaques dessa ofensiva é o conceito ID.Code, que já foi mencionado anteriormente. No entanto, a Volkswagen também está lançando uma nova submarca chamada ID.UX, que será focada exclusivamente em veículos elétricos. A montadora promete que esses carros terão um design voltado para o estilo de vida do consumidor e um interior centrado no motorista, combinando tecnologia de ponta com uma experiência única.
Além disso, a Volkswagen apresentará um novo conceito operacional e de exibição especialmente desenvolvido para atrair os jovens consumidores chineses. A ID.UX será responsável pelo lançamento de cinco dos 30 novos modelos prometidos. O primeiro deles, chamado ID.Unyx, já foi antecipado por meio de teasers. Será uma versão da Volkswagen do cupê Cupra Tavascan, com algumas modificações no design frontal e nos emblemas. O lançamento está previsto para 2024, com outros modelos chegando até 2027.
A linha tradicional ID, conhecida por seu design sóbrio, também receberá atualizações e ganhará novos modelos. Além disso, a Volkswagen lançará veículos tradicionais renovados e outros totalmente inéditos. A montadora também planeja lançar seis novos modelos híbridos, incluindo híbridos plug-in capazes de percorrer mais de 100 km apenas no modo elétrico.
Todas essas novidades serão desenvolvidas com base nas plataformas MQB e MEB, mas a Volkswagen também está trabalhando em novas arquiteturas. Uma delas é a plataforma CEA (China Electrical Architecture), desenvolvida em parceria com a empresa chinesa Xpeng. Essa nova plataforma será a base de dois novos modelos exclusivos para o mercado chinês e promete reduzir os custos de produção em até 40% em comparação com a plataforma MEB.
Com essa estratégia, a Volkswagen pretende fortalecer suas operações na China dentro da iniciativa “In China, For China”. O uso de plataformas específicas será fundamental para reduzir os custos e aumentar a competitividade em relação às marcas locais, especialmente a BYD.
Essa ofensiva da Volkswagen no mercado chinês é uma resposta direta ao crescimento acelerado das montadoras chinesas nos últimos anos. A marca alemã está determinada a recuperar sua posição de destaque e conquistar novamente o coração dos consumidores chineses. Com uma ampla gama de novos modelos e um foco especial em carros elétricos, a Volkswagen está pronta para enfrentar esse desafio de frente e garantir seu lugar no mercado automotivo chinês.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.