A categoria de picapes médias está cada vez mais acirrada, e a chegada da nova Fiat Titano promete trazer ainda mais competitividade. Com uma marca forte e know-how em picapes, a Titano oferece um custo-benefício agressivo para o segmento de caminhonetes.
Apesar de ainda não termos certeza de como a nova Titano irá se sair na prática, adiantamos aqui os pontos positivos e negativos que podem influenciar o sucesso do modelo.
Começando pelos pontos positivos, destacamos:
1. Preços competitivos
A nova Fiat Titano chega ao mercado com preços bastante atrativos. A opção de entrada Endurance, com câmbio manual, tem preço inicial de R$ 219.990, mirando especialmente as vendas diretas e produtores rurais. Essa versão é apenas R$ 90 mais cara do que a Mitsubishi L200 Triton Outdoor, que é bastante popular nas compras governamentais. Além disso, as demais versões da Titano oferecem um excelente custo-benefício em relação aos modelos similares da Toyota Hilux e Chevrolet S10.
2. Espaço da caçamba
Um dos destaques da nova Fiat Titano é o amplo espaço da caçamba. Com 1,63 metro de comprimento, 1,60 metro de largura e mais de 51 cm de altura, a picape oferece um volume de carga impressionante: 1.314 litros, um dos maiores da categoria. Além disso, sua capacidade de carga de 1.020 kg está dentro da média do segmento das picapes cabine dupla.
3. Pós-venda de qualidade
A nova Titano conta com uma grande vantagem em relação à sua rede de concessionárias. Com 520 pontos de venda espalhados pelo Brasil, a Fiat oferece uma ampla cobertura para seus clientes. Além disso, a empresa oferece cinco anos de garantia para o modelo e possui uma cesta de peças com preços 32% mais baixos do que a média da categoria. As revisões também possuem preços fixos na faixa dos R$ 1.800, condizentes com os valores praticados pela concorrência.
4. Robustez off-road
A nova Titano é uma picape preparada para enfrentar qualquer terreno. Com um vão livre do solo de 23,5 cm, ângulo de ataque de 29 graus e ângulo de saída de 27 graus, a picape não tem medo de estradas ruins. Ela supera buracos, pedras, lama e alagamentos sem dificuldades. Além disso, possui capacidade de subida de até 90% e pode imergir até 60 cm em trechos alagados. Vale ressaltar que todas as versões da Titano possuem tração 4×4 e reduzida, além de bloqueio do diferencial traseiro.
5. Espaço interno confortável
A posição de dirigir da Fiat Titano é bastante confortável, com um volante com boa pegada e comandos bem posicionados. Os bancos são confortáveis e a versão topo de linha Ranch oferece ajustes elétricos. No banco traseiro, apesar da posição mais ereta típica das picapes médias, o espaço para ombros é interessante e o assento acomoda bem até três passageiros de estatura mediana.
Agora, vamos aos pontos fracos da nova Fiat Titano:
1. Potência do motor
Apesar de não ser ruim, o desempenho da nova Titano é comprometido pelo câmbio automático de seis marchas e pelos 180 cv do motor 2.2 turbodiesel, uma das menores potências do segmento. Ela só supera as versões de entrada da Ford Ranger e Nissan Frontier nesse quesito.
2. Consumo de combustível
A falta de entrosamento entre a transmissão automática e o motor 2.2 resultam em um consumo pouco animador para um veículo diesel. Segundo as médias aferidas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a nova Titano automática consegue fazer médias de até 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com transmissão manual, esses números sobem para 9,6 km/l tanto no ambiente urbano quanto rodoviário.
3. Falta de itens de auxílio à condução
Apesar de contar com assistentes de descida e subida, seis airbags, controle de tração e estabilidade desde a versão de entrada, a Titano deixa a desejar quando se trata dos dispositivos de auxílio à condução. A opção mais cara da linha, a Ranch, oferece apenas um aviso de saída de faixa, enquanto picapes concorrentes já contam com recursos como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
4. Sistema multimídia limitado
O sistema multimídia da Titano, com tela de 10 polegadas, é o mesmo utilizado pela Peugeot Landtrek e é consideravelmente mais lento do que as atuais centrais do Grupo Stellantis. Apesar de possuir uma navegação intuitiva, o sistema tem respostas lentas e não oferece a opção de conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, algo que modelos mais baratos, como Pulse e Toro, já disponibilizam.
5. Suspensão desengonçada
A suspensão da nova Titano é seu ponto fraco. Apesar da robustez e do acerto feito pela engenharia da Stellantis para o mercado brasileiro, a picape apresenta bastante sacolejo em buracos, trepidação excessiva na direção e carroceria desalinhada em curvas. Grande parte de seus concorrentes melhorou significativamente nesse aspecto, e a Titano precisa de um ajuste melhor em futuras atualizações do modelo.
Apesar desses pontos negativos, a nova Fiat Titano chega ao mercado com uma proposta interessante e competitiva. Com preços atrativos, espaço generoso na caçamba, pós-venda de qualidade, robustez off-road e conforto interno, a Titano se destaca no segmento das picapes médias. No entanto, é importante considerar os aspectos relacionados à potência do motor, consumo de combustível, falta de itens de auxílio à condução, sistema multimídia limitado e suspensão desengonçada ao fazer sua escolha.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.