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Vale a pena comprar a nova Fiat Titano 2024?

A categoria de picapes médias está cada vez mais acirrada, e a chegada da nova Fiat Titano promete trazer ainda mais competitividade. Com uma marca forte e know-how em picapes, a Titano oferece um custo-benefício agressivo para o segmento de caminhonetes.

Apesar de ainda não termos certeza de como a nova Titano irá se sair na prática, adiantamos aqui os pontos positivos e negativos que podem influenciar o sucesso do modelo.

Fiat Titano Ranch.
Fiat Titano Ranch.

Começando pelos pontos positivos, destacamos:

1. Preços competitivos

A nova Fiat Titano chega ao mercado com preços bastante atrativos. A opção de entrada Endurance, com câmbio manual, tem preço inicial de R$ 219.990, mirando especialmente as vendas diretas e produtores rurais. Essa versão é apenas R$ 90 mais cara do que a Mitsubishi L200 Triton Outdoor, que é bastante popular nas compras governamentais. Além disso, as demais versões da Titano oferecem um excelente custo-benefício em relação aos modelos similares da Toyota Hilux e Chevrolet S10.

2. Espaço da caçamba

Um dos destaques da nova Fiat Titano é o amplo espaço da caçamba. Com 1,63 metro de comprimento, 1,60 metro de largura e mais de 51 cm de altura, a picape oferece um volume de carga impressionante: 1.314 litros, um dos maiores da categoria. Além disso, sua capacidade de carga de 1.020 kg está dentro da média do segmento das picapes cabine dupla.

Painel da Fiat Titano.
Painel da Fiat Titano.

3. Pós-venda de qualidade

A nova Titano conta com uma grande vantagem em relação à sua rede de concessionárias. Com 520 pontos de venda espalhados pelo Brasil, a Fiat oferece uma ampla cobertura para seus clientes. Além disso, a empresa oferece cinco anos de garantia para o modelo e possui uma cesta de peças com preços 32% mais baixos do que a média da categoria. As revisões também possuem preços fixos na faixa dos R$ 1.800, condizentes com os valores praticados pela concorrência.

4. Robustez off-road

A nova Titano é uma picape preparada para enfrentar qualquer terreno. Com um vão livre do solo de 23,5 cm, ângulo de ataque de 29 graus e ângulo de saída de 27 graus, a picape não tem medo de estradas ruins. Ela supera buracos, pedras, lama e alagamentos sem dificuldades. Além disso, possui capacidade de subida de até 90% e pode imergir até 60 cm em trechos alagados. Vale ressaltar que todas as versões da Titano possuem tração 4×4 e reduzida, além de bloqueio do diferencial traseiro.

5. Espaço interno confortável

A posição de dirigir da Fiat Titano é bastante confortável, com um volante com boa pegada e comandos bem posicionados. Os bancos são confortáveis e a versão topo de linha Ranch oferece ajustes elétricos. No banco traseiro, apesar da posição mais ereta típica das picapes médias, o espaço para ombros é interessante e o assento acomoda bem até três passageiros de estatura mediana.

Painel da Fiat Titano.
Painel da Fiat Titano.

Agora, vamos aos pontos fracos da nova Fiat Titano:

1. Potência do motor

Apesar de não ser ruim, o desempenho da nova Titano é comprometido pelo câmbio automático de seis marchas e pelos 180 cv do motor 2.2 turbodiesel, uma das menores potências do segmento. Ela só supera as versões de entrada da Ford Ranger e Nissan Frontier nesse quesito.

2. Consumo de combustível

A falta de entrosamento entre a transmissão automática e o motor 2.2 resultam em um consumo pouco animador para um veículo diesel. Segundo as médias aferidas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a nova Titano automática consegue fazer médias de até 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com transmissão manual, esses números sobem para 9,6 km/l tanto no ambiente urbano quanto rodoviário.

Fiat Titano.
Fiat Titano.

3. Falta de itens de auxílio à condução

Apesar de contar com assistentes de descida e subida, seis airbags, controle de tração e estabilidade desde a versão de entrada, a Titano deixa a desejar quando se trata dos dispositivos de auxílio à condução. A opção mais cara da linha, a Ranch, oferece apenas um aviso de saída de faixa, enquanto picapes concorrentes já contam com recursos como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

4. Sistema multimídia limitado

O sistema multimídia da Titano, com tela de 10 polegadas, é o mesmo utilizado pela Peugeot Landtrek e é consideravelmente mais lento do que as atuais centrais do Grupo Stellantis. Apesar de possuir uma navegação intuitiva, o sistema tem respostas lentas e não oferece a opção de conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, algo que modelos mais baratos, como Pulse e Toro, já disponibilizam.

Fiat Titano.
Fiat Titano é uma picape menos estável ao acelerar no asfalto.

5. Suspensão desengonçada

A suspensão da nova Titano é seu ponto fraco. Apesar da robustez e do acerto feito pela engenharia da Stellantis para o mercado brasileiro, a picape apresenta bastante sacolejo em buracos, trepidação excessiva na direção e carroceria desalinhada em curvas. Grande parte de seus concorrentes melhorou significativamente nesse aspecto, e a Titano precisa de um ajuste melhor em futuras atualizações do modelo.

Apesar desses pontos negativos, a nova Fiat Titano chega ao mercado com uma proposta interessante e competitiva. Com preços atrativos, espaço generoso na caçamba, pós-venda de qualidade, robustez off-road e conforto interno, a Titano se destaca no segmento das picapes médias. No entanto, é importante considerar os aspectos relacionados à potência do motor, consumo de combustível, falta de itens de auxílio à condução, sistema multimídia limitado e suspensão desengonçada ao fazer sua escolha.

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