A Bajaj Dominar 400 se destacou no lineup da marca e se tornou a preferida dos brasileiros. Conhecida por oferecer um ótimo custo-benefício, a Dominar 400 é responsável por três em cada quatro motos emplacadas da Bajaj no Brasil. Mas será que vale a pena investir nela? Vamos apresentar alguns motivos para considerá-la, mas também ponderar sobre alguns aspectos importantes.
Um dos principais pontos positivos da Bajaj Dominar 400 é o seu motor, desenvolvido em parceria com a renomada KTM. Baseado na usina da 390 Duke, o monocilíndrico de refrigeração líquida entrega impressionantes 40 cv de potência. Além disso, oferece um torque de 3,5 kgf.m e possui um câmbio de seis velocidades com embreagem assistida e deslizante. Ou seja, estamos falando de uma das motos de 400 cc mais potentes disponíveis no mercado nacional.
Outro atrativo da Dominar 400 são os diversos itens de série que acompanham o modelo. A moto conta com iluminação full-LED, freios ABS nas duas rodas, tela LCD bipartida e entrada USB. Além disso, vem equipada com protetores de mãos e carenagem, apoio para as costas do garupa e para-brisa. Todos esses itens são originais do modelo, ou seja, não é necessário adquiri-los separadamente como opcionais.
Embora tecnicamente seja uma moto naked, a Bajaj Dominar 400 foi projetada e equipada para oferecer eficiência em diferentes situações de uso, tanto na cidade quanto em viagens. Alguns motociclistas mais aventureiros, inclusive a própria Bajaj em suas expedições, desafiam as rodas de 17 polegadas e a suspensão calibrada para o asfalto em estradas não pavimentadas e off-road severo. Embora não seja uma moto trail, ela se mostra capaz de encarar desafios.
No que diz respeito aos preços, é importante ressaltar que podem variar nas lojas, tornando a Dominar ainda mais atrativa. Segundo dados da Fipe, a Bajaj costuma ser negociada por cerca de R$ 24.990; enquanto a concorrente MT 03 tem preço médio de R$ 34.101, a Z 400 de R$ 36.100 e a KTM de R$ 35.875. A diferença pode chegar a mais de R$ 10 mil.
Vale ressaltar que a Dominar 400 não possui o peso de uma grande moto custom. No entanto, os seus 192 kg em ordem de marcha podem prejudicar um pouco o uso em cidades, especialmente para aqueles que estão buscando uma primeira moto. Em comparação, ela é 25 kg mais pesada que a Z 400, sua concorrente direta.
Apesar de estar em expansão, a Bajaj ainda possui um número limitado de concessionárias no Brasil, com apenas 11 unidades até o momento. Dessas, sete estão localizadas no estado de São Paulo. Isso restringe o acesso ao modelo, já que a marca está concentrada principalmente na região Sudeste. O Nordeste, segunda região mais populosa do país, possui apenas uma loja em Salvador. Já o Sul conta somente com uma unidade em Florianópolis. Infelizmente, o Norte e o Centro-Oeste ainda não possuem nenhuma concessionária. No entanto, a marca promete dobrar o número de lojas até 2024.
A Dominar chegou ao Brasil há pouco mais de um ano e já vendeu cerca de 3 mil motos. Por ser um modelo relativamente novo, o mercado de peças de reposição ainda não é tão amplo quanto o de modelos mais tradicionais, especialmente de outras marcas. Portanto, peças e serviços de manutenção ainda são encontrados principalmente nas concessionárias, que, como mencionado anteriormente, são poucas. No entanto, é importante destacar que a marca planeja abrir sua fábrica no Brasil até 2024, o que certamente fortalecerá o pós-venda.
Em resumo, a Bajaj Dominar 400 é uma motocicleta que tem conquistado cada vez mais os brasileiros. Com um motor potente, diversos itens de série e um preço competitivo em relação aos concorrentes diretos, ela se destaca no mercado nacional. No entanto, é preciso considerar alguns pontos como o peso da moto e a disponibilidade limitada em algumas regiões do país. Apesar disso, a Bajaj tem investido no crescimento da marca no Brasil e promete melhorias no atendimento ao consumidor. Se você está em busca de uma motocicleta versátil para uso urbano e também para viagens, a Dominar 400 pode ser uma excelente opção.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.