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Conselho da União Europeia aprova regulamentação Euro 7 para reduzir emissões de veículos na Europa

O Conselho da União Europeia aprovou definitivamente a regulamentação do Euro 7, uma proposta legislativa apresentada pela Comissão Europeia em 2022. Essa nova legislação tem como objetivo reduzir as emissões de poluentes e combater as mudanças climáticas causadas pelos veículos vendidos no continente europeu.

As regulamentações do Euro 7 abrangem diversas áreas, incluindo as emissões de escapamento e resíduos dos sistemas de freios dos veículos. Além disso, também são estabelecidos requisitos mínimos para a duração da bateria de carros elétricos e híbridos plug-in.

No que diz respeito às emissões de escapamento, o Euro 7 mantém os padrões já estabelecidos no Euro 6. Houve pressão das montadoras para chegar a um compromisso entre os planos da Europa e os interesses dos fabricantes. As empresas argumentaram que a introdução de tecnologias mais avançadas implicaria em altos custos de pesquisa e desenvolvimento, o que seria economicamente inviável. É importante lembrar que os motores a combustão serão proibidos na Europa a partir de 2035, o que faz com que as montadoras não queiram investir em algo que será descartado em pouco mais de 10 anos.

Conselho da União Europeia aprova regulamentação Euro 7
Conselho da União Europeia aprova regulamentação Euro 7.

No entanto, o regulamento introduz requisitos mais rigorosos para partículas sólidas e impõe limites mais rigorosos para diversos poluentes nos ônibus e caminhões pesados, incluindo o óxido nitroso (N2O), que até então não era regulamentado. Já para os veículos elétricos, será exigida uma vida útil mínima para as baterias.

Outra novidade trazida pelo Euro 7 é a imposição de limites mais rígidos para as emissões de partículas geradas durante a frenagem, com limites específicos para veículos elétricos. Além disso, as novas regulamentações estabelecem requisitos de durabilidade mais rigorosos para todos os veículos, tanto em termos de quilometragem quanto de vida útil.

Após a aprovação pelos estados-membros e pelo Parlamento Europeu, o texto agora passará por etapas formais antes de se tornar operacional. Isso inclui a assinatura dos presidentes das instituições europeias e sua publicação no Jornal Oficial da União. A entrada em vigor ocorrerá após 20 dias da publicação. A partir desse momento, serão acionados os prazos estabelecidos no próprio regulamento para a aplicação e implementação nos veículos, garantindo sua adequação.

Os prazos estipulados são os seguintes:

  • 30 meses para carros e vans inéditos e 42 meses para todos os carros e vans zero quilômetro;
  • 48 meses para ônibus, caminhões e reboques inéditos e 60 meses para todos os ônibus, caminhões e reboques zero quilômetro;
  • 30 meses para sistemas, componentes ou unidades técnicas separadas inéditas a serem instalados em carros de passeio e vans, e 48 meses para aqueles a serem instalados em ônibus, caminhões e reboques.

Com a aprovação da regulamentação Euro 7, a União Europeia dá mais um passo importante na busca por um transporte mais limpo e sustentável, contribuindo para a redução das emissões de poluentes e para a preservação do meio ambiente.

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