Prazo para transferência de créditos do Nota Paraná para abatimento no IPVA 2024 encerra nesta quinta-feira.
Os proprietários de veículos têm até esta quinta-feira (30) para realizar a transferência de créditos do Programa Nota Paraná e utilizá-los para abater o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2024. O sistema de transferência foi disponibilizado em 1º de novembro, e até o momento, mais de 87 mil veículos já estão cadastrados para usufruir dos benefícios do programa.
De acordo com os dados atualizados, mais de R$ 5,74 milhões foram transferidos em saldos do Nota Paraná para o pagamento do IPVA do próximo ano. Para realizar a transferência, é necessário acessar o aplicativo (disponível para iOS e Android) ou o site oficial do Nota Paraná, fazer login com CPF e senha, clicar na aba “Minha Conta Corrente” e selecionar a opção “Transferir crédito para pagamento de IPVA”.
Além disso, é importante ressaltar que os contribuintes cadastrados no Nota Curitibana e que desejam utilizar os créditos gerados no programa para obter descontos no Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) de 2024 também devem ficar atentos ao prazo de transferência, que também se encerra nesta quinta-feira.
No caso do IPTU, é possível indicar o valor desejado para abater em qualquer imóvel localizado na capital, desde que não haja pendências com a Prefeitura. Também é permitido indicar mais de um imóvel para obter o desconto.
Para realizar a transferência dos créditos do IPTU, os contribuintes devem acessar o sistema, clicar na opção “Créditos IPTU” e digitar a indicação fiscal presente no carnê do IPTU. Caso já tenham realizado indicações anteriores, é possível selecionar a indicação fiscal correspondente na tabela disponibilizada abaixo do quadro de indicações. O sistema calculará automaticamente o valor limite (50%) do IPTU.
Em seguida, basta digitar o valor desejado e permitido no campo “Valor do crédito” e clicar em “Cadastrar” para finalizar o processo.
Os créditos do Nota Paraná são obtidos quando o contribuinte solicita a inclusão do CPF na nota fiscal em estabelecimentos que oferecem serviços, como academias, escolas, cursos de idiomas, estacionamentos, oficinas mecânicas, salões de beleza e pet shops. Esses créditos são calculados com base no valor dos gastos com serviços e correspondem a 15% do Imposto sobre Serviços (ISS) pago em cada transação.
Desde o lançamento do programa em 2018, mais de R$ 2,99 milhões já foram utilizados pelos contribuintes para abater parte do IPTU. A expectativa é de que mais pessoas aproveitem os benefícios oferecidos pelo Nota Paraná e realizem a transferência dos créditos até o prazo final desta quinta-feira.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.