Toyota lança oficialmente o SW4 com tecnologia MHEV, prometendo um consumo reduzido em 5%. O modelo, que estreia na África do Sul, incorpora o mesmo sistema híbrido-leve já presente na picape Hilux vendida na Europa e na Oceania. Além de otimizar o consumo, a marca também destaca melhorias significativas em aspectos como aceleração, potência e eficiência.
No sistema MHEV da Toyota, um gerador de partida de 48 volts está conectado ao virabrequim do motor 2.8 turbodiesel por uma correia durável e equipada com um tensor de alavanca dupla. Além disso, há uma bateria compacta de íons de lítio que armazena a eletricidade produzida pelo gerador de partida quando o veículo está freando.
Durante arrancadas ou acelerações intensas, o gerador de partida auxilia o motor convencional, aumentando a capacidade de tração do veículo e reduzindo as emissões nocivas para a atmosfera ao aliviar a carga do propulsor. Além disso, o sistema híbrido alimenta os sistemas elétricos do veículo quando o motor de combustão é desligado ou quando o Start&Stop é ativado, como em semáforos ou congestionamentos.
A Toyota afirma que a eletrificação melhora a economia de combustível em 5% e também reduz ruído, vibração e aspereza. A potência do motor permanece a mesma, com 204 cv e 50,9 kgfm de torque, assim como o câmbio automático de 6 marchas. Embora não seja tão eficiente quanto um híbrido completo ou plug-in, o sistema MHEV é uma opção rápida e fácil para eletrificar um veículo.
A África do Sul é o primeiro país a receber o SW4 MHEV, que será chamado de Fortuner por lá. No Brasil, a expectativa é que o lançamento aconteça junto com a estreia da Hilux híbrida. A Toyota já tem tradição na comercialização de veículos híbridos no mercado brasileiro, oferecendo opções eletrificadas para Corolla, Corolla Cross e RAV4. No entanto, vale ressaltar que esses modelos são híbridos completos. Hilux e SW4 serão os primeiros a combinar motorização turbodiesel com o sistema híbrido-leve.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.