Pular para o conteúdo

Sefaz alerta para GOLPES do IPVA em alguns estados!

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) está emitindo um alerta aos cidadãos paraibanos sobre um novo golpe que tem se propagado durante o pagamento do Imposto sobre Propriedade Veicular e Automotores (IPVA) pela internet. Essa prática fraudulenta, que já foi identificada no Estado de Minas Gerais, envolve um site falso que se assemelha à página oficial de consulta da Secretaria de Estado de Fazenda mineira.

De acordo com as informações apuradas, esse site falso tem oferecido a opção de pagamento do IPVA via PIX, prometendo um desconto de 20% sobre o valor total. No entanto, ao clicar no link disponibilizado, o usuário é redirecionado para uma página onde são solicitados os dados bancários para efetuar o pagamento. O problema é que esses valores são direcionados para contas pessoais e não para o órgão responsável pela arrecadação dos impostos.

Sefaz alerta golpe em alguns estados.
Sefaz alerta golpe em alguns estados.

O golpe em Minas Gerais

Quando os contribuintes realizam uma busca no Google sobre o IPVA no estado, eles são direcionados para uma página patrocinada que imita o site legítimo de pagamentos da Fazenda Estadual mineira. Durante o processo de pagamento, são apresentadas duas opções: a emissão de um boleto bancário ou o uso do PIX.

No entanto, o boleto bancário é listado como indisponível, deixando apenas a alternativa do PIX com o suposto desconto. Ao aceitar essa proposta, o contribuinte é direcionado para uma conta de pessoa física, diferentemente do site oficial, onde o Estado é o destinatário do imposto. Vale ressaltar que o endereço da página falsa é fraudado e manipulado.

Golpe em Paraíba

A Secretaria de Estado da Fazenda na Paraíba esclarece que a modalidade de pagamento via PIX ainda não foi liberada no estado e alerta os contribuintes paraibanos a ficarem atentos sobre possíveis descontos oferecidos nessa modalidade para o pagamento do IPVA. Para evitar cair em golpes durante o pagamento do IPVA pela internet, recomenda-se que o contribuinte acesse diretamente o portal da Secretaria de Estado da Fazenda através do endereço www.sefaz.pb.gov.br ou a página do DETRAN-PB pelo site www.detran.pb.gov.br. No botão referente ao IPVA, é possível acessar o local de emissão do boleto de forma segura.

A Secretaria Estadual de Fazenda também orienta os cidadãos a verificarem cuidadosamente os endereços dos sites, desconfiando especialmente daqueles que não disponibilizam o Documento de Arrecadação Estadual (DAR) para o pagamento de impostos e taxas. Caso os contribuintes encontrem sites suspeitos, é importante denunciar às autoridades policiais do estado ou através da página da Sefaz-PB no link https://www.sefaz.pb.gov.br/denuncia.

Fique atento e evite cair em golpes!

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *