A terceira geração do Dacia Sandero, anteriormente vendida no Brasil pela Renault nas duas primeiras gerações, ultrapassou o Tesla Model Y e assumiu a liderança no mercado europeu no primeiro semestre. O SUV elétrico de Elon Musk, que estava em primeiro lugar no ano passado, agora ocupa apenas a oitava posição.
Nos primeiros seis meses do ano, foram vendidas 143.596 unidades do Dacia Sandero, enquanto o Volkswagen Golf registrou 125.993 unidades vendidas e o Renault Clio vendeu 114.623 unidades. O Volkswagen T-Roc, com 111.381 unidades, e o Peugeot 208, com 107.097 unidades, completam a lista dos cinco carros mais vendidos.
As vendas gerais na Europa cresceram 4,4% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 6.847.842 veículos emplacados. Esses números são fornecidos pela consultoria Jato Dynamics.
Apesar de ter caído do primeiro para o oitavo lugar, o Tesla Model Y continua sendo o carro elétrico mais vendido na Europa, seguido pelo Vauxhall/Opel Corsa, Hyundai Tucson e Fiat/Abarth 500. Entre os 25 carros mais vendidos na lista geral, os elétricos foram os únicos a apresentar queda nas vendas.
Sobre o Dacia Sandero
A Dacia é uma marca do grupo Renault que vende carros conhecidos no Brasil sob a bandeira da empresa francesa, como Logan, Duster e o próprio Sandero. A segunda geração do Sandero, que ainda temos aqui como Stepway, foi substituída pela terceira geração, construída sobre a plataforma RGMP.
É essa mesma base mecânica que é utilizada no SUV Renault Kardian, que é basicamente um Dacia Sandero com várias modificações. Toda a parte dianteira e traseira, além das estampas externas das portas e para-lamas, foi redesenhada para o modelo nacional.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.