A Renault está planejando entrar de vez no segmento de carros elétricos com o lançamento de uma versão 100% elétrica do seu popular hatch compacto, o Clio. De acordo com informações do portal Autocar, a nova geração do modelo, prevista para chegar ao mercado em 2026, contará com diferentes níveis de eletrificação, incluindo uma opção híbrida e também uma totalmente elétrica.
Com a arquitetura AmpR Small, a mesma utilizada pelo seu rival BYD Dolphin Mini, o Clio elétrico promete ser um concorrente de peso para modelos como o Peugeot e-208 e o Citroën ë-C3. Compartilhando diversos componentes e medidas com o Renault 5, a produção da variante 100% elétrica não será uma tarefa difícil.
Além disso, espera-se que o Clio elétrico seja um pouco maior do que o Renault 5, proporcionando assim um espaço interno mais amplo e um porta-malas mais razoável. Os preços devem girar em torno de 30 mil euros, aproximadamente R$ 162 mil em conversão direta.
No entanto, segundo Gilles Le Borgne, chefe de engenharia da Renault, a prioridade inicial dessa nova geração do Clio não é a versão 100% elétrica. A marca pretende oferecer diversas opções de motorização para atender às diferentes demandas dos consumidores. No entanto, se o Clio elétrico se mostrar rentável e acessível, ele entrará em produção em larga escala.
Com essa estratégia, a Renault busca completar seu portfólio elétrico e oferecer uma gama de opções para os consumidores. Afinal, o segmento de carros elétricos está em constante crescimento e a demanda por veículos mais sustentáveis só tende a aumentar.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.