Pular para o conteúdo

Range Rover não quer fazer rodas maiores de 23 polegadas

À medida que os carros se tornam cada vez maiores e mais pesados, as rodas que os acompanham também estão aumentando em tamanho. O Chevrolet Silverado EV, uma picape gigante com um peso impressionante de 2.472 kg, agora possui rodas de fábrica de 24 polegadas, enquanto outras montadoras estão adotando rodas de 22 e 23 polegadas para seus veículos.

No entanto, algumas empresas ainda têm receio de ir além das 23 polegadas. Em uma recente entrevista ao site CarThrottle, o diretor de engenharia de veículos da JLR (Land Rover), Matt Becker, afirmou que a marca não pretende aumentar o tamanho das rodas além desse limite. “Você não gostaria de ir muito além disso… Não vejo muitas rodas de 24 polegadas”, disse Becker.

Range Rover não quer fazer rodas maiores de 23"
Range Rover não quer fazer rodas maiores de 23″.

Para uma empresa conhecida por seu luxo e sofisticação, é surpreendente que as rodas de 23 polegadas sejam o limite para a Land Rover, especialmente considerando o lançamento iminente do novo Range Rover elétrico. No entanto, o novo Range Rover Sport SV oferece como opcional rodas de fibra de carbono de 23 polegadas – as maiores desse tipo disponíveis no mercado – e essa opção tem sido um sucesso entre os compradores, segundo a própria Range Rover.

Jamal Hameedi, diretor da marca SV, comentou durante a mesma entrevista que a fabricação das rodas de carbono está sendo feita o mais rápido possível, pois tem sido um verdadeiro sucesso. “O carbono é a melhor opção”, afirmou Hameedi.

Embora as rodas de fibra de carbono possam ser controversas por sua suposta fragilidade – especialmente as de 23 polegadas – elas trazem uma vantagem considerável: a redução de peso. Comparadas às rodas forjadas convencionais, as rodas de fibra de carbono conseguem reduzir o peso total em cerca de 36 kg (9 kg cada). Essa economia de peso é particularmente útil em um veículo que já pesa quase 2.000 kg.

Nos Estados Unidos, o Range Rover Sport SV está sendo vendido pelo preço de US$ 181.775 (equivalente a aproximadamente R$ 907.275), com um adicional de US$ 8.700 (cerca de R$ 43.423) para quem optar pelas rodas de fibra de carbono.

Com essa nova tendência no mercado automotivo, é provável que outras montadoras também passem a oferecer rodas de fibra de carbono em seus modelos de luxo. Além do visual impressionante e do apelo estético, as rodas de fibra de carbono estão se destacando pela sua leveza e desempenho. Será interessante acompanhar como essa tendência irá evoluir nos próximos anos e quais inovações surgirão nesse segmento tão competitivo.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *