A Porsche finalmente apresentou ao mundo a versão topo de linha de sua linha atualizada Taycan 2025: o novo Taycan Turbo GT. Essa superlimusine elétrica de alta performance já está disponível para compra nas concessionárias e, segundo a Porsche, o preço inicial é de US$ 231.995, incluindo uma taxa de entrega de US$ 1.995. E aqui está uma novidade interessante: o pacote de pista Weissach pode ser adicionado sem custo adicional.
Embora o preço possa parecer elevado, é importante ressaltar que o desempenho oferecido pelo Taycan Turbo GT se aproxima e até mesmo supera o desempenho de carros que custam muito mais.
As atualizações na linha Taycan 2025 trouxeram mais potência para a maioria das versões, com destaque para o Turbo S, que agora oferece impressionantes 938 cv. Mas no caso do Turbo GT, o inversor de pulso mais potente localizado na parte traseira permite que o sistema de tração nas quatro rodas, com motor duplo, entregue 777 cv como padrão ou até 1.092 cv temporariamente quando o controle de lançamento é ativado. Para garantir um desempenho ainda mais incrível na pista, o modo de ataque pode adicionar mais 160 cv à potência padrão por um período de 10 segundos.
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O inversor de pulso é responsável por controlar o motor elétrico e, no Turbo GT, ele possui uma classificação de 900 ampères em comparação com os 600 ampères do Turbo S. Além disso, o inversor de pulso do Turbo GT utiliza carbeto de silício como material semicondutor, permitindo frequências de comutação mais altas e, consequentemente, uma melhor eficiência geral.
Com todo esse potencial de potência, o Taycan Turbo GT é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em impressionantes 2,2 segundos (ou 2,1 segundos com o pacote Weissach). A velocidade máxima é de 290 km/h como padrão e 305 km/h com o pacote Weissach. Esses números são comparáveis aos dos melhores veículos elétricos disponíveis atualmente, mas o desempenho na pista é realmente excepcional.
Prova disso é o tempo de volta registrado pelo Turbo GT no famoso circuito de Nürburgring: impressionantes 7:07.55 quando equipado com o pacote Weissach. Esse tempo é cerca de 18 segundos mais rápido do que o alcançado pelo Tesla Model S Plaid com seu próprio pacote de pista e fica muito próximo do recorde estabelecido pelo hipercarro Rimac Nevera, que registrou 7:05.298. Vale ressaltar que o Rimac possui quase 2.000 cv e custa alguns milhões de dólares.
Mas a Porsche não parou por aí. O Taycan Turbo GT também estabeleceu um novo recorde de volta para veículos elétricos em Laguna Seca, com um tempo incrível de 1:27.87.
Para alcançar esses tempos impressionantes, a Porsche desenvolveu o pacote Weissach, que busca economia de peso através da exclusão dos bancos traseiros. Em vez disso, o carro conta com uma cobertura de fibra de carbono que abriga um sistema de armazenamento no local onde normalmente estariam os bancos traseiros. Além disso, alguns outros itens foram removidos, como os alto-falantes traseiros, o relógio analógico do pacote Sport Chrono, uma das portas de carga externa e os tapetes. Essas medidas resultaram em uma redução de peso de 71 kg em comparação com o Turbo S.
O pacote Weissach também inclui uma série de recursos aerodinâmicos, como defletores de ar sob o veículo, um novo divisor dianteiro e uma enorme asa traseira fixa. Juntos, esses elementos ajudam a aumentar a força descendente total para 220 kg.
Tanto o Turbo GT padrão quanto a versão com o pacote Weissach vêm com muitos dos recursos disponíveis no Taycan como padrão. Isso inclui acabamentos em fibra de carbono tanto na parte interna quanto externa, rodas forjadas de 21 polegadas e a suspensão Porsche Active Ride, que apresenta ajustes específicos para o Turbo GT. Além disso, os discos de freio de cerâmica de carbono são padrão e estão equipados com pinças leves exclusivas pintadas de dourado.
Em relação às opções de cores externas, são oferecidas seis opções padrão, incluindo as novas pinturas Pale Blue Metallic e Purple Sky Metallic, que serão exclusivas do Turbo GT para o ano modelo 2025. No interior do veículo, os bancos esportivos com ajuste de 18 posições e função de memória são fornecidos como padrão. Além disso, o emblema Turbo GT está localizado abaixo das configurações de controle climático no painel de instrumentos, assim como nos encostos de cabeça e nas soleiras das portas.
Com toda essa potência e tecnologia, o novo Porsche Taycan Turbo GT certamente vai atrair a atenção dos entusiastas de carros elétricos e fãs da marca. Com seu desempenho excepcional e detalhes exclusivos, ele promete ser uma opção de luxo incomparável no segmento de veículos elétricos.
Fonte: MotorAuthority
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.