A Renault revelou a versão atualizada do Captur 2025 na Europa, marcando um novo capítulo para o SUV compacto que é vendido desde 2019. Este modelo, que é a segunda geração do Captur e que não chegou ao mercado brasileiro, recebeu atualizações significativas alinhadas à nova identidade visual da marca.
Estas mudanças o colocam em sintonia com os mais recentes lançamentos da Renault, incluindo os veículos elétricos Scénic e Mégane, além de introduzir a nova versão Esprit Alpine, acabamentos superiores e um leque ampliado de equipamentos.
A reestilização exterior do Captur destaca-se principalmente na frente, com uma completa reconfiguração. As luzes diurnas de LED incorporadas ao para-choque, o logotipo da Renault modernizado e faróis mais finos são apenas algumas das novidades. O capô apresenta um design mais reto e a grade frontal exibe novos detalhes pontilhados. Na parte traseira, o SUV ganha um novo emblema e lanternas com um design interno de iluminação revisado.
Esta renovação estratégica visa adicionar uma dose extra de personalidade ao Captur, diferenciando-o significativamente do Mitsubishi ASX, seu “gêmeo” no mercado europeu, que também passou por atualizações recentes.
Em termos de versões disponíveis, o destaque fica por conta da nova Esprit Alpine, substituindo a antiga linha RS no ápice da gama Captur. Os consumidores terão à disposição uma vasta seleção de 14 combinações de cores para a carroceria. As opções de rodas foram atualizadas, variando entre modelos de aço de 17 polegadas nas versões mais básicas e de 19 polegadas nos modelos topo de linha.
Internamente, as mudanças são sutis mas eficazes. O sistema de entretenimento foi atualizado e continua com sua característica tela diagonal de 10,4 polegadas. Em um movimento ambientalmente consciente, a Renault eliminou todo o couro do interior do veículo, optando por materiais reciclados e renováveis.
Sob o capô, a versão de entrada conta com um motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros que entrega 90 cv, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades. Existe também uma opção com motor 1.3 turbo de quatro cilindros que produz 140 cv, além de uma variante mais potente de 160 cv com transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades.
As alternativas híbridas merecem destaque especial. O motor 1.6 aspirado, combinado com um motor elétrico e uma bateria de 1,2 kWh, oferece uma potência combinada de 145 cv. Segundo a Renault, até 80% dos percursos urbanos podem ser realizados sem acionar o motor a combustão.
Além disso, há uma versão movida a GLP (gás liquefeito de petróleo), equipada com um motor turbo 1.0 e transmissão manual de seis velocidades, capaz de gerar 100 cv. Não foram anunciadas versões diesel para este modelo.
O Captur é produzido exclusivamente em Valladolid, na Espanha. No Brasil, onde a primeira geração do Captur foi descontinuada no ano passado, a Renault mantém no mercado os SUVs Duster e Kardian.
Este lançamento evidencia o compromisso da Renault em inovar e liderar no segmento dos SUVs compactos na Europa, enquanto responde às demandas por veículos mais sustentáveis e tecnicamente avançados.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.