O Peugeot 5008 está de volta em sua terceira geração, oferecendo diversas opções para os consumidores europeus. Além da versão totalmente elétrica, o SUV também conta com uma configuração híbrida plug-in. E como alternativa mais acessível, a marca francesa planeja lançar uma versão híbrida-leve.
O novo Peugeot 5008 é essencialmente uma versão ampliada do seu irmão mais novo, o 3008 lançado em 2023. Construído sobre a plataforma STLA Medium, o veículo apresenta dimensões generosas: 4.788 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.689 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.898 mm. Uma vantagem em relação ao Tesla Model Y vendido na Europa é a disponibilidade da terceira fileira de assentos.
Embora possa parecer que não há muito espaço para bagagem com todos os sete assentos ocupados, o Peugeot 5008 oferece 258 litros de capacidade, o suficiente para viagens curtas na cidade. Na configuração de cinco lugares, a capacidade aumenta para 747 litros. E se precisar de ainda mais espaço, é possível dobrar a segunda fileira e obter incríveis 1.812 litros de capacidade.
O design do novo Peugeot 5008 mantém a forma quadrada do seu antecessor, maximizando o espaço interno mesmo com as linhas de teto mais curtas típicas dos SUVs. O veículo herda muitos elementos de design do seu irmão menor, o E-3008, incluindo uma tela de 21 polegadas posicionada no topo do painel. Além disso, há 10 botões personalizáveis que fornecem atalhos para funções frequentemente usadas, todos acessíveis a partir do console central.
A versão mais acessível do Peugeot 5008 será equipada com um motor a gasolina de 1,2 litro turboalimentado, equipado com tecnologia 48V. Esse motor de três cilindros entrega 136 cv de potência para as rodas dianteiras através de uma transmissão automática de dupla embreagem de seis marchas, com um motor elétrico integrado.
Para quem busca mais potência, a opção híbrida plug-in combina um motor de combustão interna de 150 cv com um motor elétrico de 123 cv, resultando em uma potência total do sistema de 195 cv. A transmissão automática de dupla embreagem possui sete velocidades. Esse PHEV pode percorrer mais de 80 quilômetros utilizando apenas energia elétrica antes que o motor a gasolina precise ser acionado.
Além disso, há também o modelo totalmente elétrico E-5008, disponível em diferentes configurações. As versões com motor único e tração dianteira contam com potências de 210 e 228 cv, ambas oferecendo um torque instantâneo de 35,1 kgfm. Já o modelo com motor duplo e tração nas quatro rodas oferece uma potência combinada de 318 cv.
A versão com tração dianteira possui uma bateria de 73 kWh, proporcionando uma autonomia de 498 km. Já o pacote maior, com 98 kWh, aumenta a autonomia para 656 km, reduzindo a necessidade de paradas frequentes em estações de recarga. O modelo com motor duplo e tração nas quatro rodas também possui a bateria de 98 kWh, porém sua eficiência é prejudicada pelo peso adicional do veículo.
A Peugeot oferece garantia de oito anos ou 160.000 km para as baterias do E-5008, assegurando que sua capacidade de carga não cairá abaixo de 70%. O veículo vem equipado com uma bomba de calor como padrão, além de um carregador de 11 kW. Para maior conveniência, é possível obter um carregador de 22 kW. O carregamento DC suporta até 160 kW, permitindo que a bateria seja recarregada o suficiente para percorrer 100 km em apenas 10 minutos. E em apenas meia hora em uma estação de carregamento, a bateria pode ser recarregada de 20% a 80%.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.