O novo Mercedes-Benz Classe E na versão 53 está prestes a receber uma atualização eletrificada. Disponível nas variantes sedã e perua, esse modelo AMG Lite traz um motor de seis cilindros em linha, que, combinado a um motor elétrico, oferece um desempenho ainda mais impressionante.
Diferente do que normalmente ocorre com a eletrificação, onde o motor de combustão é reduzido, o novo AMG E53 mantém seu motor a gasolina de 3.0 litros, porém, com um aumento na potência. Enquanto o antigo AMG E53 entregava 435 cv, seu sucessor possui uma potência de 449 cv. Além disso, o motor de combustão trabalha em conjunto com uma unidade elétrica de 163 cv, resultando em uma potência total de 585 cv. Ao ativar o Race Start, a potência temporária pode chegar a 612 cv.
Esse incremento de potência também se reflete no torque, que passou de 53 kgfm para incríveis 76,5 kgfm. Com toda essa força eletrificada, o sedã consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, enquanto a perua leva apenas 0,1 segundo a mais. Ambos os modelos têm velocidade máxima eletronicamente limitada em 250 km/h, mas com o pacote opcional AMG Driver’s Package, essa limitação pode ser afrouxada para 280 km/h no sedã e 275 km/h na perua. Quando operando apenas com energia elétrica, a velocidade máxima é de 140 km/h.
Além da performance aprimorada, o novo Classe E 53 também conta com uma configuração híbrida plug-in, assim como o recente GLE 53. Uma bateria de 21,22 kWh está localizada sob o assoalho do porta-malas, oferecendo uma autonomia elétrica de mais de 100 quilômetros no ciclo WLTP. Essa bateria alimenta um motor elétrico integrado à transmissão automática de nove marchas, resultando em um aproveitamento eficiente do espaço.
Comparado a um Classe E convencional, o Classe E 53 AMG apresenta uma carroceria mais rígida, freios maiores e rodas traseiras esterçantes de série. Além disso, possui tração nas quatro rodas totalmente variável e suspensão adaptativa com amortecimento variável. Visualmente, o Classe E esportivo se destaca por sua grade iluminada, para-lamas dianteiros mais largos e quatro saídas redondas de escapamento. Vale ressaltar que o eixo dianteiro é um pouco mais largo do que no modelo normal.
No entanto, apesar de todas essas novidades, a Mercedes-Benz não planeja lançar versões cupê e conversível do AMG E53. Em vez disso, esses modelos serão substituídos pelos novos CLE53, que também são equipados com um motor de seis cilindros em linha, mas não são híbridos plug-in.
E para os fãs da marca, uma boa notícia é que um novo E63 está a caminho e também deve contar com uma opção de carregamento. No entanto, o robusto motor V8 será substituído por um motor de seis cilindros em linha. Essa mudança segue a tendência de eletrificação da AMG, que já eletrificou o C63, com um motor de quatro cilindros, e o S63, com um V8.
No momento, ainda não há informações sobre a data de lançamento do Mercedes-AMG E53 no Brasil. A fabricante alemã acaba de iniciar as vendas da nova geração do sedã convencional, então é provável que a versão esportiva chegue ao mercado brasileiro somente em 2025.
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