A indústria automobilística assiste a uma evolução significativa com o lançamento da versão 2025 do BYD Song Plus, um marco no segmento de veículos híbridos plug-in. Recentemente, os dados de consumo e autonomia deste inovador SUV foram oficialmente validados pelo Inmetro, revelando avanços notáveis que prometem mudar a maneira como os proprietários interagem com a mobilidade urbana.
Em maio, a BYD apresentou ao mercado a atualização de seu renomado modelo Song Plus, porém, sem detalhar as especificações de consumo e autonomia conforme o padrão brasileiro. A espera terminou com a divulgação da nova tabela do Inmetro, que inclui os resultados obtidos pelo SUV equipado com uma bateria de maior capacidade.
A grande novidade do Song Plus 2025 é seu pacote de baterias tipo Blade, agora com 18,3 kWh. Essa atualização proporcionou um salto expressivo na autonomia em modo totalmente elétrico, passando de 28 km para impressionantes 68 km. Esse avanço possibilita aos usuários realizar a maioria das atividades cotidianas sem necessidade de acionar o motor a combustão de 1.5 litros ou recorrer a recargas durante o dia.
O Song Plus 2024 apresenta um consumo urbano de 15,1 km/l e um consumo rodoviário de 13,2 km/l. Já o BYD Song Plus 2025 tem um consumo urbano de 14,9 km/l e um consumo rodoviário de 12,1 km/l.
Entretanto, é importante notar que as baterias de maior dimensão também acarretam um aumento no peso do veículo, o que influencia diretamente seu consumo. De acordo com as informações divulgadas pela BYD, a autonomia total do modelo 2025, considerando tanto a carga elétrica quanto o combustível, alcança os 1.150 km – dado que supera expectativas mas não é verificado pelo Inmetro.
No tocante às especificações mecânicas, o BYD Song Plus manteve inalterados tanto o motor 1.5 aspirado quanto o elétrico frontal, garantindo uma potência combinada de 235 cv. A performance segue destacada pela capacidade de aceleração de zero a 100 km/h em apenas 8,5 segundos.
Além das melhorias na autonomia e consumo, a linha 2025 introduz novidades como uma central multimídia com tela de 15,6 polegadas, sistema de acesso ao veículo via cartão NFC ou smartphone e espelho retrovisor eletrocrômico, reforçando seu posicionamento como uma referência em tecnologia e conforto.
No entanto, o cenário competitivo se acirra com a chegada do GWM Haval H6 em sua nova versão PHEV19. O concorrente promete desafiar o reinado do Song Plus com uma bateria de maior capacidade (ainda sem autonomia divulgada), motores mais robustos e um acabamento mais refinado.
Em meio a essas inovações e rivalidades crescentes no setor automotivo híbrido e elétrico, fica evidente que os consumidores serão os maiores beneficiados, dispondo de opções cada vez mais eficientes e sustentáveis para suas necessidades de mobilidade. Acompanhe conosco as próximas atualizações nesse fascinante segmento do mercado.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.