O Audi Q6 e-tron, o mais recente lançamento da montadora alemã, foi oficialmente apresentado como o quarto veículo elétrico da linha. Com seu design elegante e recursos avançados, ele preenche a lacuna entre os modelos Q4 e-tron e Q8 e-tron em termos de tamanho e preço.
Baseado na nova plataforma Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em parceria com a nova geração do Porsche Macan, o Audi Q6 e-tron promete uma experiência de condução inovadora e tecnologicamente avançada.
O novo SUV elétrico pode ser encomendado a partir do final de março e início de abril, com previsão de chegada às concessionárias no meio do ano. Inicialmente, estará disponível em duas versões diferentes, ambas com tração nas quatro rodas.
Em relação ao design exterior, o Audi Q6 e-tron impressiona ao disfarçar suas dimensões generosas. Um pouco mais longo que o Q5, ele é mais baixo, atingindo 1,65 metro. Com linhas elegantes e suaves, ele se posiciona entre o Q4 e-tron e o topo de linha Q8 e-tron.
Destaque para as rodas de 18 a 21 polegadas, dependendo da versão escolhida, que adicionam um toque hi-tech ao veículo. Além disso, os faróis OLED apresentam uma assinatura de luz personalizável através da tela central de informações e entretenimento, além de poder exibir uma variedade de símbolos que se comunicam com outros carros e com o ambiente ao redor.
No interior, o Audi Q6 e-tron oferece um espaço sofisticado e tecnológico. Destaque para a grande tela curva dupla, composta por uma tela de instrumentos de 11,9 polegadas e uma tela central de 14,5 polegadas, ambas OLED. Além disso, há um head-up display com função de realidade aumentada e uma tela dedicada ao passageiro, que pode ser usada para assistir a vídeos sem distrair o motorista.
O sistema de informação e entretenimento é baseado na tecnologia Google Automotive, permitindo um planejamento de carregamento em rota. Com isso, é possível visualizar estações de carregamento DC e AC, além de verificar quais estão ocupadas e pré-aquecer a bateria. A maioria dos controles está integrada à tela sensível ao toque, incluindo o controle climático.
Em relação aos materiais utilizados no interior, o Audi Q6 e-tron apresenta uma escolha de couro sintético alternando com microfibra dinâmica (na versão mais esportiva) e plásticos usinados. O porta-malas possui uma capacidade generosa de 526 litros, além de um porta-malas adicional de 64 litros sob o capô dianteiro. O espaço interno também é confortável para os passageiros, exceto pelo quinto assento que pode ser sacrificado devido ao túnel central saliente e à largura estreita do encosto.
Quanto aos motores, bateria e autonomia, o Audi Q6 e-tron estará disponível em duas versões diferentes no lançamento, ambas com tração nas quatro rodas. A versão de entrada possui potência de 285 kW (387 cv), enquanto o SQ6 oferece 380 kW (516 cv). O modelo básico está disponível com duas opções de bateria: uma com capacidade líquida de 79 kWh e outra maior, com capacidade de 95 kWh. A autonomia varia de acordo com a versão, alcançando 625 km no ciclo de homologação WLTP para o modelo básico e 585 km para o SQ6. Futuramente, serão lançadas duas variantes de tração traseira que poderão ser combinadas com ambas as baterias.
Em termos de carregamento, o Audi Q6 e-tron possui um carregador de bordo de 11 kW AC (com opção de um carregador de 22 kW) e um carregador DC de 270 kW. Graças à arquitetura de 800 volts, é possível realizar um carregamento rápido, que permite chegar de 10% a 80% da carga em apenas 21 minutos.
Quanto aos preços, o Audi Q6 e-tron estará disponível para encomenda a partir do final de março e início de abril, com previsão de chegada às concessionárias no verão. O preço inicial será cerca de 79.000 euros (R$ 431.000) para o modelo básico e aproximadamente 97.000 euros (R$ 530.000) para o SQ6, excluindo incentivos e descontos.
Com sua combinação de tecnologia avançada, design elegante e desempenho elétrico impressionante, o Audi Q6 e-tron promete ser uma opção atraente para os entusiastas de veículos elétricos. O modelo também está confirmado para o mercado brasileiro, com previsão de chegada no segundo semestre de 2024 e início da pré-venda em breve. Fique atento às novidades!
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.