A BMW está preparando o terreno para uma transformação significativa em sua linha de veículos, através da introdução da Neue Klasse, uma plataforma inovadora destinada a moldar o futuro da marca. Este desenvolvimento marca um marco na estratégia da empresa, prometendo não apenas a evolução dos veículos elétricos, mas também uma revolução no design e na funcionalidade de toda a sua gama.
A Neue Klasse servirá como alicerce para uma série de novos modelos, incluindo as próximas versões elétricas do icônico Série 3 e do sucessor do iX3. Além disso, essa nova base tecnológica dará vida às versões elétricas dos compactos Série 1 e Série 2, sinalizando uma mudança significativa na oferta de produtos da BMW.
Conforme informações divulgadas pela BMW, o novo X3 elétrico será fabricado em Debrecen, Hungria, a partir do final de 2025, enquanto o Série 3 elétrico sairá das linhas de produção de Munique (e Shenyang) já em 2026. Nos dois anos seguintes, espera-se que outros quatro modelos derivados dessa nova plataforma sejam lançados, evidenciando o compromisso da BMW com a eletrificação e inovação tecnológica.
Oliver Zipse, CEO do Grupo BMW, enfatizou que as inovações trazidas pela Neue Klasse permeiam todos os aspectos dos futuros modelos da marca, independente do tipo de propulsão. Isso sugere uma estratégia de plataforma multienergia que também contemplará motores de combustão interna, abrangendo um espectro completo de segmentos, do Série 1 ao X7.
Um relatório da Autocar revela que a diretoria da BMW já aprovou o desenvolvimento do Série 1 elétrico e do Série 2 elétrico. Esses modelos compactos se juntarão à família elétrica como i1 e i2, esperados para chegar ao mercado em 2027 e 2028, respectivamente. Ainda assim, versões a combustão desses veículos continuarão a ser oferecidas.
A Neue Klasse distinguir-se-á também pela variedade nas configurações de suas plataformas: os intermediários iX3 e i3 manterão a opção de tração traseira ou integral (NAx), enquanto os futuros i1 e i2 adotarão uma configuração que permite tanto tração dianteira quanto integral (NBx).
Além disso, a Neue Klasse introduzirá importantes inovações tecnológicas como o sistema de 800 volts e o uso de células de bateria cilíndricas. Isso sem mencionar a manutenção dos motores síncronos excitados separadamente pela BMW, que agora poderão equipar até quatro motores em um único veículo – uma característica que pode vir a ser destaque no futuro M3 elétrico.
Outro ponto de destaque é o design e operacionalidade diferenciados previstos para os novos modelos. Segundo Bernd Krber, chefe de produto da BMW, haverá um esforço para uniformizar visualmente toda a linha BMW, independentemente da fonte de energia utilizada.
Esta iniciativa não é exclusiva; outras montadoras como Mercedes-Benz e Audi também estão explorando plataformas de alta tensão. No entanto, é claro que com a Neue Klasse, a BMW está estabelecendo novos padrões não só em termos de desempenho elétrico, mas também na unificação estética e funcional de seus veículos.
Em resumo, a Neue Klasse simboliza mais do que uma simples transição para veículos elétricos; ela representa uma redefinição completa do DNA da BMW. Com previsão para impactar todos os aspectos dos futuros lançamentos — desde o sistema propulsor até o design — esta plataforma promete reafirmar o compromisso da marca com inovação e sustentabilidade.
O mundo automotivo aguarda ansiosamente as próximas jogadas desta gigante alemã que promete não apenas acompanhar as tendências de eletrificação global mas definir novos rumos para o futuro da mobilidade.
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