A Lamborghini, renomada fabricante italiana de supercarros, está avançando a todo vapor no desenvolvimento de seu próximo lançamento, o sucessor do Huracán. Embora ainda não oficializado, especula-se que o novo modelo seja batizado de “Temerario”, termo espanhol que pode ser traduzido como “temerário” ou “arrojado”. Essa nomenclatura segue a tendência criativa da marca, evidenciada também no nome de seu recente modelo Revuelto, que significa “revolto” ou “desordenado”.
Previsto para chegar ao mercado no final de 2024, o Temerario promete revolucionar o segmento de supercarros com sua motorização híbrida plug-in. Imagens e vídeos vazados durante testes indicam um design externo que se distingue claramente do Revuelto, seu irmão mais potente. No entanto, observa-se algumas semelhanças internas entre ambos, como um painel de instrumentos digital flutuante e uma discreta tela digital no lado do passageiro.
O design frontal do Temerario apresenta características únicas, destacando-se pelos faróis estreitos e luzes diurnas de grande porte com formato hexagonal. Nota-se também grandes entradas de ar na parte superior dos para-lamas traseiros, além de uma estrutura geral aparentemente mais compacta em relação ao Revuelto.
Diferentemente do Huracán e seu antecessor Gallardo, que compartilhavam elementos com o supercarro Audi R8, o Temerario deverá adotar inovações técnicas do Revuelto, incluindo o uso de um monocoque em fibra de carbono. Isso reflete uma mudança estratégica importante, considerando que o R8 foi descontinuado e os futuros supercarros da Audi serão totalmente elétricos.
A Lamborghini confirmou que utilizará a transmissão automática de dupla embreagem de 8 velocidades do Revuelto no sucessor do Huracán. Essa transmissão, um desenvolvimento próprio da Lamborghini, integra um motor elétrico no Revuelto, abrindo possibilidades similares para o Temerario. Ainda é incerto se este novo modelo contará com motores elétricos adicionais nos eixos dianteiros.
Ao invés do atual motor V-10, o Temerario adotará um motor V-8 biturbo de 4.0 litros para a componente de combustão interna de seu sistema híbrido plug-in, semelhante ao utilizado no Urus. A Lamborghini planeja implementar este motor V-8 também em sua versão híbrida plug-in do Urus a ser lançada este ano.
O recém-revelado Huracán STJ marca o fim de uma era como a última versão do Huracán e último modelo da Lamborghini movido exclusivamente por motor a combustão. Serão produzidas apenas 10 unidades deste modelo.
Até o final de 2024, a Lamborghini compromete-se a eletrificar todos os seus modelos de produção regular. Embora possa continuar a oferecer modelos exclusivos movidos unicamente a gasolina para uso em pistas, como o Essenza SCV12 de 2020, a estratégia futura da marca inclui seu primeiro veículo totalmente elétrico (EV), previsto para 2028 e antecipado pelo conceito Lanzador no ano passado.
A transição da Lamborghini para tecnologias mais sustentáveis reflete não apenas uma adaptação às demandas regulatórias globais, mas também uma visão inovadora no segmento de supercarros luxuosos. O Temerario promete ser mais um marco nessa trajetória revolucionária da marca italiana.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.