Após uma longa espera, finalmente a Fiat Titano está disponível nas concessionárias. Com preços atrativos, a picape desperta curiosidade, mas também levanta questionamentos sobre sua chegada tardia ao segmento, que já passa por um processo de modernização.
A história da Titano começou em 2019, quando foi lançada na China pela Changan, sob o nome Kaicene F70. O projeto foi desenvolvido em parceria com a PSA, grupo formado pela união das marcas Peugeot e Citroën. Logo em seguida, a picape recebeu a marca da PSA e passou a se chamar Landtrack, sendo anunciada para o mercado brasileiro.
No entanto, com a compra da PSA pelo grupo FCA e a criação da Stellantis, houve uma mudança estratégica. A picape passou a ser produzida para ser comercializada sob a marca Fiat. A operação brasileira assumiu o projeto e fez as devidas melhorias antes do lançamento.
Com três versões disponíveis, a Fiat Titano Endurance 2.0 MT 4×4 por R$ 219.990, a Fiat Titano Volcano 2.0 AT 4×4 por R$ 239.990 e a Fiat Titano Ranch 2.0 AT 4×4 por R$ 259.990, a marca aposta em uma mecânica robusta como seu principal diferencial.
Para equipar a Titano, a Fiat escolheu o motor 2.2 turbodiesel de 180 cv, proveniente da França e utilizado na Ducato. Além disso, a picape conta com caixas de câmbio manual e automática, ambas de seis marchas. Houve também melhorias no diferencial e no sistema de tração 4×4.
A produção da picape ocorre na China, com as peças sendo montadas no Uruguai pela Nordex, uma fabricante terceirizada que também produz caminhões para Kia e Hyundai, além de vans da Stellantis. Dessa forma, a Fiat conseguiu lançar uma picape globalizada, que agora está disponível para o consumidor brasileiro.
Apesar do foco na mecânica, a Titano não se destaca tanto em termos visuais. A identidade visual da picape é claramente inspirada na Peugeot, com faróis, grade e DRL (luzes diurnas) em formato semelhante aos encontrados no Peugeot 208. O interior também remete à marca francesa, com console central, painel e volante seguindo o mesmo padrão. O acabamento, porém, apresenta plásticos duros, que lembram os primeiros carros chineses lançados no Brasil.
As laterais da Titano chamam atenção pelas maçanetas exóticas, enquanto as rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. A versão Endurance possui para-choques pretos e aros de aço com calota central, enquanto as versões Volcano e Ranch contam com rodas de liga-leve calçadas com pneus de uso misto.
Em um teste off-road realizado em uma pista especialmente preparada para o lançamento, a picape demonstrou bom desempenho. O motor se mostrou suave e silencioso, proporcionando a força necessária para superar rampas e obstáculos. No entanto, a direção hidráulica, apesar de eficiente, pode parecer pesada em comparação aos modelos mais recentes do segmento, que adotaram direção elétrica.
Já nas estradas, a Titano revelou um pouco mais de suas limitações. O asfalto das rodovias ao redor da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, onde ocorreu o lançamento, não é dos melhores, e isso foi sentido dentro da cabine. A suspensão apresentou saltos pronunciados e transmitiu todas as imperfeições do solo para os ocupantes. Além disso, em estradas de terra, a sensação de desconforto foi ainda maior ao passar por ondulações.
Outro ponto que merece destaque é o desempenho em rodovias. A potência do motor da Titano fica abaixo das concorrentes, e o torque é superior apenas ao da Ford Ranger 2.0 (170 cv). Essa diferença pode ser sentida nas retomadas e ultrapassagens.
Em relação ao espaço interno, a picape apresenta uma distância entre-eixos de 3,18 metros, 10 centímetros a mais que a Toyota Hilux e 9 centímetros a menos que a Ford Ranger. A caçamba é a maior da categoria, com capacidade de 1.314 litros na versão Endurance, porém esse volume é alcançado sem o protetor. Nas versões Volcano e Ranch, que contam com o acessório de série, a capacidade cai para 1.190 litros no padrão VDA. A Titano pode transportar até 1.020 kg de carga e rebocar até 3,5 toneladas.
A Fiat tem como objetivo conquistar cerca de 10% do segmento com a Titano, direcionando suas vendas para licitações públicas e locadoras. Para esses fins, a picape se mostra uma boa opção. No entanto, para quem busca uma caminhonete para uso urbano e escapadas off-road, é possível encontrar modelos concorrentes que oferecem um pouco mais de conforto.
Confira abaixo os equipamentos de cada versão da Fiat Titano:
- Endurance: piloto automático com limitador de velocidade, assistente de reboque, ar-condicionado, porta-luvas refrigerado, rádio com bluetooth, rodas de aço de 17 polegadas e assoalho de vinil.
- Volcano: itens da versão Endurance, além de central multimídia com tela de 10 polegadas, câmera 180º, sensor traseiro de estacionamento, bancos de couro, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 17 polegadas, painel com tela digital de 4,2 polegadas, protetor de caçamba e capota marítima.
- Ranch: itens da versão Volcano, acrescidos de ar-condicionado digital dual zone, aviso de saída de faixa, rebatimento automático dos retrovisores, câmera 360º, banco do motorista com ajuste elétrico, acendimento automático dos faróis, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro, santantônio cromado, estribos laterais, rodas de 18 polegadas, chave presencial e faróis, lanternas e DRL (luzes diurnas) em LED.
Referência: Autoo
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