O icônico Nissan GT-R, considerado um dos superesportivos mais elogiados da história, está próximo de se despedir das linhas de produção. Segundo informações divulgadas pela revista japonesa Magazine X e pelo site Creative Trend, o fim do modelo será anunciado no próximo dia 14. No entanto, ainda não há confirmação se o GT-R será descontinuado apenas no mercado japonês ou globalmente.
Apresentado em 2007, o Nissan GT-R da geração atual passou por atualizações discretas ao longo dos anos, tanto em seu design quanto em sua aerodinâmica e conjunto mecânico. Atualmente, o veículo conta com um poderoso motor V8 biturbo, fabricado à mão, capaz de gerar impressionantes 572 cv de potência e 65 kgfm de torque a 3.300 rpm. Com esses números, o GT-R alcança uma velocidade máxima de incríveis 320 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em míseros 2,8 segundos.
Entre as últimas modificações que o Nissan GT-R recebeu está um sistema de escapamento retrabalhado, projetado para atender às novas regulamentações japonesas de ruído veicular. Além disso, esse superesportivo, que rivaliza com ícones como o Porsche 911 e o Chevrolet Corvette, carrega consigo a cultura japonesa desde seu projeto inicial, com um design inspirado nos robôs Gundam.
Segundo informações preliminares, apenas 1.500 unidades do GT-R Model Year 2025 (MY25) serão produzidas, sendo cerca de 1.200 edições regulares e 300 edições Nismo. Atualmente, a produção do MY24 GT-R está em andamento, o que sugere que os primeiros exemplares do MY25 podem demorar algum tempo para chegar ao mercado.
No entanto, mesmo com o fim próximo do atual GT-R, a Nissan já tem planos para sua próxima geração, o Nissan GT-R R36. Previsto para ser lançado ainda nesta década, o novo modelo contará com tecnologia elétrica e uma bateria de estado sólido mais avançada. Ainda não está confirmado se o substituto do supercarro da marca japonesa terá quatro portas para competir diretamente com o Porsche Taycan.
Outro modelo que deve suceder o GT-R é baseado no protótipo Hyper Force, apresentado no Salão de Tóquio em novembro de 2023. Trata-se de um veículo conceitual totalmente elétrico, com potência máxima impressionante de 1.341 cv ou 1.000 kW. Além disso, o novo GT-R contará com um sistema de tração integral controlado por uma versão avançada do sistema elétrico de vetorização de torque.
Com a possível despedida do lendário Nissan GT-R, os entusiastas e fãs dessa máquina sobre rodas certamente ficarão ansiosos para conhecer as próximas novidades da marca e o futuro dos superesportivos da Nissan.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.