A BYD e outras montadoras chinesas têm adotado uma estratégia para aumentar seus lucros: cobrar valores mais baixos na China e aproveitar os preços mais altos em outros mercados. Essa tática tem se mostrado eficaz, permitindo que essas empresas mantenham suas operações lucrativas.
Um estudo realizado pela Reuters analisou os preços praticados pela BYD em cinco países: Brasil, Alemanha, Israel, Austrália e Tailândia. Foram considerados os valores de venda dos três modelos mais populares da marca: Dolphin, Seal e Yuan Plus (conhecido em outros países como Atto 3).
Os resultados revelaram que, em comparação com a China, o hatch elétrico Dolphin é vendido por preços entre 39% e 178% mais altos nos demais mercados. Já o Seal apresenta um valor superior entre 30% e 136%. Por fim, o Yuan Plus tem um custo de 81% a 174% maior nos outros países.
Essa estratégia adotada pelas montadoras chinesas é uma resposta à intensa concorrência no mercado interno. Com a grande oferta de carros elétricos na China, os preços têm sido pressionados para baixo. Para se manterem competitivas nesse cenário, a BYD e outras marcas têm reduzido consideravelmente seus preços no país.
Apesar da queda nos lucros na China, essas empresas conseguem compensar essa perda nos demais mercados, onde os preços são mais elevados. Essa diferença de valores permite que elas mantenham seu lucro operacional estável.
Embora o estudo da Reuters tenha se concentrado na BYD, outras marcas chinesas adotam a mesma estratégia. Mesmo com preços mais altos no exterior, essas montadoras conseguem oferecer valores mais competitivos do que outras marcas concorrentes. Isso se deve a fatores como o menor custo de produção, incluindo a redução de preços em toda a cadeia produtiva, menor custo de baterias e até mesmo subsídios do governo chinês.
Essa guerra de preços da BYD e de outras montadoras chinesas tem chamado atenção no mercado automotivo. O que você acha dessa estratégia? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.