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Mercedes-Benz inova em testes de impacto com máquina de raio-x

A segurança é uma das principais preocupações da montadora Mercedes-Benz, que sempre investiu em tecnologias para garantir a proteção dos ocupantes de seus veículos. E agora, a empresa de luxo alemã deu mais um passo à frente ao realizar testes de impacto junto com uma máquina de raio-x.

Os testes de impacto, conhecidos como crash tests, são essenciais para medir a segurança de um carro na prática. Com a utilização da tecnologia de raio-x, a Mercedes-Benz pode analisar com mais detalhes a dinâmica de uma batida e seus efeitos no veículo. Essa análise minuciosa permite à montadora criar carros ainda mais seguros e otimizar o projeto das carrocerias.

Para desenvolver essa inovação, a Mercedes-Benz trabalhou em parceria com o Instituto Fraunhofer de Dinâmicas de alta velocidade e o Instituto Ernst Mach, ambos localizados em Friburgo, na Alemanha. Juntos, eles criaram uma câmera capaz de tirar 1.000 fotos por segundo. Além disso, o sistema de raio-x tira 100 fotos por segundo, que são combinadas em um vídeo.

Mercedes inova com testes raio X.
Mercedes inova com testes raio X.

A segurança dos técnicos da Mercedes-Benz que trabalham nos testes também foi uma preocupação. Para protegê-los da radiação emitida pela máquina de raio-x, foi construída uma parede de concreto com 40 cm de espessura e uma porta de 45 toneladas. Além disso, dosímetros são utilizados para reforçar a segurança dos funcionários.

A Mercedes-Benz tem um histórico de inovações em segurança automotiva. Foi a primeira montadora a implementar tecnologias como airbags, freios com ABS e controle de tração em carros de produção. Um exemplo disso é a zona de deformação programada, criada pela empresa em 1951. Esse conceito permite que uma parte do carro absorva o impacto em uma batida, mantendo a cabine de passageiros protegida.

Em 1971, a Mercedes-Benz patenteou os airbags, que foram posteriormente introduzidos no mercado pela General Motors entre 1973 e 1975. No entanto, foi a montadora alemã que implementou o sistema de forma ampla no início dos anos 80. Em 1978, foi a vez do ABS ser lançado no mercado, no modelo Classe S da Mercedes-Benz. Já o controle de tração foi introduzido pela empresa em 1985 e os airbags de cortina estrearam em 1998.

Atualmente, as câmeras com visão de 360° estão se tornando populares e já estão presentes em diversos modelos de carros. A Mercedes-Benz foi pioneira nessa tecnologia, lançando-a no mercado em 2012.

Com sua constante busca por inovação e compromisso com a segurança, a Mercedes-Benz continua sendo referência no desenvolvimento de tecnologias que salvam vidas e garantem a proteção dos ocupantes de seus veículos.

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