O icônico Classe G da Mercedes-Benz, um dos modelos mais emblemáticos de sua história, abraçou por completo a eletrificação, marcando sua presença no Salão de Pequim, na China. Lá, a fabricante alemã surpreendeu o público ao revelar a versão totalmente elétrica do veículo, denominada G580 EQ (diferente das especulações que apontavam para EQG), impressionando com sua potência e desempenho notáveis. Este robusto SUV movido a bateria manteve intacto o design clássico, com sutis ajustes na grade frontal, capô redesenhado e a transformação do suporte do estepe em um compartimento para o cabo de carregamento, além da introdução de novas opções de cores, rodas e logotipos exclusivos.
No interior, o G580 EQ incorpora o mais recente sistema de entretenimento MBUX da Mercedes-Benz, juntamente com um sistema de iluminação ambiente oferecendo diversas configurações. Dependendo da versão, o veículo pode incluir recursos como entrada sem chave, porta-copos com controle de temperatura, sistema de som Burmester 3D e um sistema de câmera frontal transparente.
No aspecto mecânico, destaca-se o conjunto de quatro motores elétricos, gerando uma potência total de 588 cv (147 cv cada), com um torque impressionante de 118,6 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em apenas 4,7 segundos. A Mercedes-Benz enfatiza que a prioridade do G580 EQ é o desempenho off-road, superando seu equivalente a gasolina, o Classe G tradicional, nesse aspecto.
Cada um dos quatro motores possui sua própria transmissão de duas velocidades, eliminando a necessidade de bloqueios de diferencial convencionais e oferecendo controles individuais para situações de alta demanda. Tanto os componentes da bateria quanto do trem de força são completamente vedados, permitindo ao SUV atravessar trechos alagados de até 850 mm de profundidade, cerca de 150 mm a mais do que o G a gasolina.
O G580 EQ apresenta suspensão dianteira independente e eixo traseiro sólido, além de contar com proteção na parte inferior da carroceria feita de carbono e outros materiais resistentes para proteger a grande bateria de 116,0 quilowatts-hora. A bateria suporta uma carga de até 200 kW e oferece uma autonomia de 470 km no padrão WLTP. Estes números impressionam, considerando o coeficiente de arrasto de 0,44 e o peso considerável de 3.085 kg, cerca de 600 kg a mais do que o G500 a gasolina.
Na Alemanha, o Classe G elétrico tem um preço inicial de 142.622 euros (R$ 785.000) na versão básica. Os modelos especiais, como o Edition One, incluem acabamento AMG Line, rodas AMG de 20 polegadas, estribos, acabamento em aço inoxidável e um volante esportivo, elevando o preço para 192.524 euros (R$ 1.059.000).
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