Desde os primeiros dias do automóvel, as corridas têm sido uma força impulsionadora da inovação no setor. E agora, a Liga de Corrida Autônoma de Abu Dhabi (A2RL) está levando essa tradição adiante ao buscar a inovação tecnológica através de corridas emocionantes. No dia 27 de abril, oito equipes de todo o mundo se reunirão em Yas Marina, em Abu Dhabi, para a corrida inaugural da série. Além da glória e do avanço tecnológico, as equipes competirão por um prêmio em dinheiro de US$ 2,25 milhões. E a melhor parte? Todos nós estamos convidados para acompanhar essa jornada!
A A2RL é uma criação do grupo ASPIRE, o braço de gerenciamento de programas do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada. A missão do grupo é buscar soluções para problemas difíceis, mobilizando as mentes mais brilhantes do mundo e promovendo o desenvolvimento através de uma competição amigável. Neste caso, o desafio é a segurança dos veículos. Como podemos tornar os carros mais seguros para os ocupantes durante colisões? A resposta mais óbvia é evitar a colisão.
“O grande desafio que estamos tentando enfrentar é na verdade a segurança nas estradas”, disse Tom McCarthy, diretor executivo da ASPIRE. “Vimos enormes avanços na tecnologia dos carros que todos dirigem, mas não vimos uma redução substancial nos acidentes e mortes nas estradas. Acreditamos que a grande lacuna entre o que o carro pode fazer e o que o motorista comum pode fazer é a principal razão para isso. Os carros são mais seguros quando ocorrem colisões, minimizando as consequências com zonas de deformação e airbags extensos, mas nosso foco é evitar o acidente em primeiro lugar. A robótica autônoma e a IA podem preencher essa lacuna, proporcionando resultados mais seguros nas estradas.”
É aí que entra a A2RL. Oito carros de corrida baseados nos usados na série Super Formula do Japão competirão contra o relógio e entre si em uma corrida emocionante. Construídos pela Dallara, todos os carros possuem um motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros baseado em um motor Honda, conectado a uma caixa de câmbio de seis marchas. No lugar do motorista, há uma pilha de equipamentos, incluindo câmeras, sensores, GPS, atuadores e um sistema drive-by-wire. No centro de tudo isso está um computador que controla todos esses elementos. E quando o carro estiver na pista, caberá a essa pilha de inteligência artificial trazer a vitória para casa.
“A pilha autônoma percebe o ambiente, envia os sinais para o computador e, em seguida, o verdadeiro desafio para as equipes é programá-la para que ela atue nesses sinais e instrua os atuadores a controlar o carro”, explicou McCarthy. “O desafio para os programadores é fundir todos os dados disponíveis e aproveitá-los para operar o carro de forma autônoma. Quando o carro é ligado, ele está por conta própria – ninguém pode interferir nele. O único controle externo, seja da equipe ou do controle de corrida, é a instrução de parada por motivos de segurança. O carro deve completar as tarefas na pista, como ultrapassar outros carros, sozinho.”
Embora os carros não tenham motorista, eles são obviamente apoiados pelas equipes mencionadas por McCarthy. Trata-se de um esforço verdadeiramente global, com equipes compostas por membros de uma ampla gama de experiências técnicas e de esportes motorizados. Alemanha, Itália, Cingapura, Suíça, China, Hungria, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos estão representados. E além da competição acirrada, há também um prêmio muito atrativo para a equipe vencedora: um pagamento de US$ 2,25 milhões.
Mas isso não é apenas um lampejo passageiro. A A2RL já está comprometida com quatro anos em Yas Marina, em Abu Dhabi, e à medida que o processo for sendo aperfeiçoado, a A2RL espera expandir-se para outras pistas na Europa e na Ásia. Para os espectadores, uma câmera de realidade virtual (RV) proporcionará uma experiência extra especial da ação através de uma perspectiva que raramente é vista nos esportes motorizados. Além disso, isso pode levar a uma experiência de jogo mais imersiva, complementando a ação da vida real em um ambiente virtual de corrida.
No futuro imediato, entretanto, a ação da corrida é muito real.
“Acreditamos que os carros do futuro continuarão a ser dirigidos por seres humanos e que os carros sem motorista ou táxis serão a minoria, provavelmente em áreas urbanas, andando muito devagar, pelo menos na próxima década ou duas”, disse McCarthy. “Queremos nos concentrar na direção ativa. Portanto, no mundo real, não queremos tirar o motorista do carro. Queremos manter o motorista mais seguro. Para perceber o potencial, é preciso avançar nos avanços tecnológicos e permitir que os motoristas vejam essa tecnologia autônoma em ação para aceitá-la.”
Portanto, prepare-se para uma corrida emocionante em Abu Dhabi e para as inovações tecnológicas que estão impulsionando a segurança nas estradas. A A2RL está pronta para levar a competição para um novo nível e mostrar ao mundo o poder da robótica autônoma e da inteligência artificial. Não perca essa oportunidade de testemunhar o futuro da indústria automobilística!
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.