Lamborghini acaba de anunciar uma edição especial limitada a apenas 10 unidades para marcar a despedida do seu renomado modelo Huracán e do motor V-10, um ícone da marca. O modelo, batizado de Super Trofeo Jota (STJ), é uma versão aprimorada do STO, elevando ainda mais o patamar de performance e exclusividade.
Apesar das expectativas de um aumento de potência, o Huracán STJ mantém o motor V-10 aspirado de 5.2 litros, capaz de entregar 639,7 cv e um torque de 57,6 kgf.m, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades, direcionando toda a força para as rodas traseiras. No entanto, não faltam novidades no que diz respeito à mecânica e aerodinâmica: destaque para os quatro amortecedores ajustáveis derivados dos veículos de corrida, juntamente com rodas de 20 polegadas com travamento central envoltas em pneus Bridgestone Potenza Race especialmente desenvolvidos.
O pacote aerodinâmico ganha reforços com adições em fibra de carbono nos cantos do para-choque dianteiro e um ajuste diferenciado no ângulo da asa traseira. Essas modificações permitiram ao Huracán STJ superar o tempo de volta do STO em mais de um segundo no circuito de Nardò.
Para garantir a exclusividade visual, a Lamborghini apresentou duas opções de design externo: uma combinação azul com teto preto e detalhes em vermelho e branco; e outra em cinza, também com teto preto e detalhes similares. O interior conta com uma placa em fibra de carbono numerada “1 de 10”, reforçando a exclusividade do modelo. Ainda existe a opção de personalizar uma placa no lado do passageiro.
Comparativamente, alguns entusiastas podem encontrar o Huracán STJ menos impactante que o último Gallardo especial, o Sesto Elemento focado na pista e leve como uma pluma graças ao uso extensivo de fibra de carbono. Mais do que apenas o fim da linha para o “baby Lambo”, este modelo sinaliza também a despedida do motor V-10, especialmente agora que o Audi R8 também encerrou sua produção.
Embora os preços não tenham sido divulgados, todas as unidades já foram vendidas há quase um ano atrás. A Lamborghini prepara-se agora para revelar o sucessor do Huracán ainda este ano, que deverá abandonar o icônico motor V-10 aspirado em favor de uma solução híbrida com motor turbo reduzido.
Este lançamento não é apenas um adeus ao Huracán como conhecemos, mas também um marco significativo na evolução da Lamborghini rumo a um futuro mais sustentável e adaptado às novas regulamentações ambientais globais.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.