Pular para o conteúdo

Redução no IPVA: Previsão de Queda de 2,61% nos Preços para 2024 na Bahia

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá uma redução média de 2,61% na Bahia em 2024, de acordo com informações da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). A diminuição será impulsionada principalmente pelos automóveis, que terão uma queda média de 4,25%, e pelos utilitários, que terão uma redução de 5,22%.

Essa diminuição no IPVA reflete tanto o cenário de inflação mais controlada quanto o processo de depreciação para veículos usados, que se normalizou. O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, destaca que o país está vivendo um novo momento econômico, com diversos indicadores positivos, e isso se reflete no menor custo do IPVA, principalmente para os proprietários de automóveis e utilitários.

De acordo com a tabela Fipe, a redução do IPVA será menor para as motos, que terão uma redução de 0,46%, e para os ônibus e micro-ônibus, que pagarão 0,10% a menos. Já os caminhões terão um aumento médio de 1,69% no valor do imposto, o que também reflete o atual cenário de mercado para esses veículos.

IPVA 2024 deve ficar mais barato na Bahia.
IPVA 2024 deve ficar mais barato na Bahia.

Guia do Conteúdo

Formas de pagamento

Assim como nos anos anteriores, o IPVA poderá ser pago parcelado em até cinco vezes ou à vista, com desconto. Para aqueles que desejam aproveitar a vantagem do pagamento com desconto, existem duas opções: 15% de desconto para quem optar pelo pagamento em cota única até o dia 7 de fevereiro, e 8% de desconto para aqueles que realizarem o pagamento no vencimento da primeira parcela do parcelamento, conforme o calendário anual.

Em 2024, também será possível pagar o IPVA por meio do Pix, desde que o imposto seja quitado à vista. O pagamento via Pix à vista poderá ser realizado de forma integrada com o Licenciamento e as multas. Além disso, outra opção de pagamento é utilizar os canais das instituições parceiras da Sefaz: Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.

No caso do parcelamento, o pagamento será realizado de acordo com o calendário anual, levando em consideração o número final da placa do veículo. É importante ressaltar que os débitos referentes à taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito devem ser pagos até a data limite do pagamento em cota única ou da quinta parcela do IPVA. O imposto referente ao exercício de 2024 só poderá ser parcelado se o valor do débito for igual ou superior a R$120.

A opção de parcelamento para débitos anteriores será aceita apenas se o pagamento for realizado juntamente com o do exercício de 2024.

Avalie essa notícia
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *