A Hyundai apresentou a nova versão da sua picape intermediária, a Santa Cruz 2025, com algumas mudanças no design externo e uma série de novidades no interior. A marca sul-coreana optou por dar destaque à parte visual do veículo, introduzindo a versão XRT, que anteriormente era apenas um pacote de aparência. No entanto, apesar dos rumores anteriores, a caminhonete não será lançada no Brasil.
Uma das principais atualizações da Santa Cruz 2025 é o facelift aplicado em todos os modelos, que embora sutil, traz mudanças significativas. A grade dianteira foi redesenhada com recortes retangulares e o para-choque recebeu pequenas alterações. A icônica grade em forma de V foi substituída por linhas retas e simétricas, conferindo à Santa Cruz uma aparência mais robusta, semelhante à de um caminhão.
É impossível não questionar até que ponto o design frontal quadrado da Ford Maverick influenciou os designers da Hyundai, mas certamente se tornou um ponto focal para a atualização da Santa Cruz. Além disso, a nova versão XRT conta com rodas exclusivas e um para-choque traseiro especial. Entretanto, as mudanças no exterior se concentram principalmente na parte dianteira do veículo.
No que diz respeito à versão XRT, a Hyundai equipou a picape com pneus todo-terreno para proporcionar maior aderência tanto em terrenos asfaltados quanto em off-road. Anteriormente, essa configuração utilizava os mesmos pneus de rua das outras versões, mas agora há uma série de melhorias. A grade recebeu um padrão especial e os para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados exclusivamente para a XRT, oferecendo melhor ângulo de aproximação em terrenos acidentados. Além disso, ganchos de reboque vermelhos proeminentes foram adicionados na parte frontal do veículo. As rodas exclusivas de 18 polegadas completam o visual diferenciado da XRT.
Sobre o interior, as mudanças são ainda mais evidentes. A Hyundai seguiu o exemplo do recém-atualizado Tucson, incorporando uma tela panorâmica curva que combina o display da multimídia com o painel de instrumentos. Ambas as telas estão disponíveis em tamanhos de até 12,3 polegadas e são integradas em um novo painel que possui uma prateleira acima do porta-luvas. O controle sensível ao toque para o ar-condicionado está localizado no centro do painel, enquanto a alavanca de câmbio continua no console central. Além disso, um novo volante inspirado no estilo do Tucson foi adicionado à Santa Cruz.
A atualização no interior também trouxe mais tecnologia. Agora é possível realizar atualizações online e todas as versões contam com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O sistema de carro conectado Bluelink+ está presente, juntamente com os sistemas de pagamento Hyundai Pay integrados ao veículo. A Hyundai também introduziu a Digital Key 2 Touch, que permite travar ou destravar a picape por meio do smartphone. No quesito segurança, foi adicionado o alerta de atenção. A versão XRT também possui câmeras de visão 360° e de ponto cego como itens de série.
Sob o capô, a Hyundai oferece duas opções de motores para a Santa Cruz 2025. A primeira é um motor aspirado de quatro cilindros, com capacidade de 2.5 litros e potência de 194 cv. Esse motor pode movimentar as rodas dianteiras ou as quatro rodas, graças ao sistema de tração integral, e trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito marchas. Para quem busca mais potência, há a opção do motor turbo de 2.5 litros, capaz de entregar 285 cv, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e oito velocidades. Nas versões XRT ou Limited equipadas com o motor turbo, a capacidade de reboque é de impressionantes 2.267 kg.
A previsão é que a Hyundai Santa Cruz 2025 chegue às concessionárias nos Estados Unidos no meio do ano. O preço ainda não foi divulgado e será anunciado próximo à data de venda. Infelizmente, a picape não será lançada no Brasil, pois a fabricante optou por atender à demanda do mercado norte-americano. No entanto, há informações que indicam que a Hyundai está estudando criar um modelo específico para o mercado brasileiro.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.