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Honda lança CR-V com motor movido a hidrogênio!

A Honda está retornando ao setor de carros movidos a hidrogênio com o lançamento do CR-V e:FCEV, uma versão impulsionada por células de combustível. Diferente de outras empresas que estão explorando essa tecnologia, a montadora japonesa destaca que o CR-V e:FCEV é um modelo de produção regular, com uma autonomia utilizável ao rodar com hidrogênio, eletricidade ou ambos.

O design do veículo apresenta detalhes específicos para a motorização com células de combustível, como uma grade menor e uma entrada de ar inferior maior, que ajudam a diferenciar o e:FCEV do CR-V convencional. Internamente, o layout básico é semelhante às outras versões do SUV, oferecendo espaço para cinco passageiros, mesmo com o trem de força movido a hidrogênio ocupando mais espaço do que um motor tradicional.

Sistema movido a hidrogênio.
Sistema movido a hidrogênio.

O interior conta com um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas e uma central multimídia de nove polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Os bancos dianteiros são aquecidos e possuem ajuste elétrico.

Desenvolvido em parceria com a GM, o sistema de trem de força do CR-V e:FCEV consiste em dois tanques de armazenamento de hidrogênio, sendo um localizado sob os bancos traseiros e outro sob o assoalho do porta-malas. Além disso, há uma célula de combustível e um motor elétrico debaixo do capô, juntamente com uma bateria de 17,7 kWh integrada ao piso.

A Honda possui mais de 20 anos de experiência na tecnologia de hidrogênio e aplicou esse conhecimento no desenvolvimento do novo sistema que impulsiona o e:FCEV. A montadora destaca que o trem de força é mais durável, eficiente e econômico em comparação com seu antecessor.

Com 174 cv fornecidos para as rodas dianteiras, o CR-V e:FCEV oferece uma autonomia máxima de 434 km ao encher os tanques de hidrogênio. Nessa configuração, o hidrogênio gasoso reage com o oxigênio na célula de combustível para gerar eletricidade e mover as rodas. Alternativamente, os usuários podem conectar o e:FCEV como um carro elétrico para recarregar a bateria e dirigir até 46 km apenas com eletricidade. A Honda argumenta que essa configuração oferece o melhor dos dois mundos aos motoristas: eles podem usar o CR-V e:FCEV como um carro elétrico para o trajeto diário e alternar para hidrogênio em viagens mais longas.

Versão movida a hidrogênio do CR-V.
Versão movida a hidrogênio do CR-V.

Para acomodar o sistema movido a hidrogênio, a construção do CR-V passou por uma reengenharia do sistema de suspensão e do chassi. Os engenheiros aumentaram a rigidez lateral traseira em 10% e a rigidez de torção traseira em 9%, além de equiparem o modelo com molas, amortecedores e barras estabilizadoras específicos em ambas as extremidades.

Produzido em Marysville, Ohio, nos Estados Unidos, o CR-V e:FCEV estará disponível ainda este ano para os americanos. No entanto, a Honda adotará um sistema de aluguel para o modelo, assim como a Volkswagen faz com seus carros elétricos no Brasil. Inicialmente, apenas residentes da Califórnia poderão alugar o CR-V movido a hidrogênio.

E você, acredita que os carros movidos a hidrogênio podem ser uma alternativa viável aos veículos elétricos? Deixe sua opinião nos comentários!

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