Pular para o conteúdo

Etanol pode estragar o motor do carro? Veja mentiras e verdades

Nos últimos meses, o etanol tem se mostrado uma opção mais vantajosa em relação à gasolina na região sudeste do Brasil, devido à grande disparidade de preços entre esses combustíveis. No entanto, surgiram preocupações entre alguns motoristas em relação aos possíveis danos que o etanol pode causar ao motor de seus veículos.

O surgimento desses boatos está relacionado, em parte, à influência de algumas pessoas que propagam um certo temor em relação ao uso do etanol. No entanto, quando se trata de carros flex, não há muito mistério, afinal, esses veículos foram projetados para rodar com ambos os combustíveis em qualquer proporção.

No uso cotidiano, a principal diferença que os motoristas perceberão ao abastecer com etanol é um aumento no consumo. No entanto, há também um ganho no desempenho do veículo, que pode variar dependendo do motor.

Sedans mais vendidos.
O Corolla é um dos sedans mais vendidos do mercado até hoje!

Os motores mais modernos geralmente possuem uma taxa de compressão mais elevada, o que favorece o funcionamento com etanol. Isso reduz a diferença de consumo entre os combustíveis e proporciona um melhor desempenho.

Guia do Conteúdo

Mas afinal, abastecer com etanol pode estragar o motor do carro?

Usar etanol como combustível não deve ser uma fonte de problemas. Os motores flex foram projetados para utilizar tanto gasolina quanto álcool em qualquer proporção, já trazendo proteção nas partes internas para evitar a corrosão causada pela água adicionada ao combustível vegetal.

Além disso, a queima do etanol é mais limpa do que a da gasolina, não gerando depósitos de carvão, por exemplo.

No entanto, é importante ressaltar que o uso constante do etanol pode exigir alguns cuidados com a manutenção periódica do veículo. Um desses cuidados é a formação de uma goma na ponta dos bicos injetores, que em casos extremos pode levar ao entupimento.

A Toyota, por exemplo, recomenda o uso de um tanque de gasolina a cada 10 mil km consecutivos rodando com etanol. Segundo o manual do Corolla, essa precaução é necessária para a limpeza do sistema de alimentação do motor.

Toyota sobre o etanol.
Toyota sobre o etanol.

Uma forma mais segura de garantir a limpeza das partes internas do motor é adicionar um aditivo detergente dispersante no tanque de combustível. Esses aditivos auxiliam na prevenção da formação de depósitos e contribuem para uma melhor performance do veículo.

Portanto, é importante desmistificar os boatos sobre os supostos danos causados pelo etanol aos motores dos carros flex. Desde que sejam tomados os devidos cuidados de manutenção e utilização adequada, o etanol continua sendo uma opção vantajosa e segura para abastecer seu veículo.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?
5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?