Pular para o conteúdo

Chevrolet Onix é uma excelente opção de usado, com ótimo preço!

O Chevrolet Onix tem se destacado como um dos hatches mais vendidos no Brasil. De acordo com o ranking de maio da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), foram comercializadas mais de 27.500 unidades do modelo.

Uma das razões para o sucesso do Onix está no seu conforto e nível de equipamentos, superando seus concorrentes diretos, como Fiat Uno, Palio e VW Gol. Desde a versão de entrada LS, lançada em 2012, o veículo já oferecia airbags frontais, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e direção hidráulica com regulagem de altura. Porém, itens como ar-condicionado, vidros traseiros elétricos, rodas de alumínio, MyLink, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos e computador de bordo eram exclusivos da versão topo de linha LTZ.

O hatch da Chevrolet foi equipado com duas opções de motor na primeira geração: 1.0, que gera 80 cavalos com etanol e 78 cavalos com gasolina (nas versões LS e LT), ou 1.4, com potência de 106/98 cavalos (nas versões LT e LTZ), ambos acompanhados pelo câmbio manual de 5 marchas.

Onix 2014
Onix 2014

Com o sucesso nas vendas, a GM decidiu, a partir de 2014, adicionar a opção do câmbio automático de seis marchas à versão 1.4 do Onix, mesmo utilizado nos sedãs Cruze, Cobalt e na minivan Spin. Nesse ano, também foi lançada a edição limitada LollaPalooza, baseada na versão LT 1.0 e com apenas 4 mil unidades produzidas.

Em 2015, a empresa lançou a versão esportiva Effect, baseada na versão LTZ 1.4, e posteriormente, a série especial 1.0 Seleção, que contou com apenas 3 mil exemplares e foi patrocinadora da seleção brasileira de futebol. No ano seguinte, em 2016, o Onix passou por sua primeira reestilização, acompanhada da nova caixa de mudanças manual de seis posições e direção elétrica. Além disso, a versão aventureira Activ também foi introduzida nesse ano.

Mesmo com o lançamento do Onix renovado, o modelo antigo ainda continuou sendo comercializado sob a insígnia Joy 1.0.

Assim como acontece com muitos carros populares, o Onix apresenta alguns pontos negativos. A qualidade dos materiais utilizados em itens como maçanetas, manopla de câmbio e volante é considerada baixa devido ao uso excessivo de plástico. Além disso, ruídos internos são bastante comuns no veículo, conforme relatos no site Clube do Onix.

Onix 2014 Painel
Onix 2014 Painel

Outra questão apontada pelos proprietários é o sistema de refrigeração fraco do veículo. Mesmo utilizando a potência máxima do ar-condicionado, alguns relatam que ele não consegue refrigerar adequadamente a cabine. Os ruídos podem ser causados por peças soltas e a falta de carga do gás refrigerante ou problemas no compressor do aparelho podem ser as causas da falta de eficiência na refrigeração.

Ao pesquisar sobre os problemas crônicos do Onix, é comum encontrar reclamações em relação à direção hidráulica. Muitos relatam que surgem ruídos quando o volante é esterçado para qualquer um dos lados. Nesses casos, é recomendado levar o veículo a uma oficina especializada para um diagnóstico mais preciso.

Outro problema recorrente é a baixa durabilidade dos componentes dos discos e pastilhas de freio. Há casos em que esses itens precisaram ser trocados com menos de 20 mil km rodados. Para evitar esse problema, é recomendado pesquisar por marcas de qualidade e com boa avaliação no mercado.

É importante também verificar se o veículo passou por algum recall, como no caso das rodas e pneus, pedal do freio, estrutura dos encostos dos bancos, filtro de combustível, tanque de combustível e adição de isolante nos terminais de relê. Para mais informações sobre possíveis recalls, é possível consultar o site da GM.

Em relação às versões disponíveis, para quem busca um hatch barato, econômico e bem equipado por menos de R$ 37 mil, o Chevrolet Onix oferece inúmeros pontos positivos. Mesmo na versão LT, já são encontrados importantes itens voltados para segurança. Porém, se o conforto proporcionado pelo ar-condicionado é um requisito importante para você, recomendamos investir um pouco mais e optar pela versão LTZ 1.4, que é bastante completa.

Ao pesquisar nos principais classificados, encontramos unidades do Onix com preço médio de R$ 40 mil. Se você busca ainda mais conforto, a partir de 2014, o câmbio automático se tornou uma opção para a versão topo de linha. Com essa configuração, é possível encontrar o veículo por cerca de R$ 48 mil, em média.

Chevrolet Onix 2025
Chevrolet Onix 2025

Em relação ao espaço interno, não espere um habitáculo tão espaçoso quanto o do Renault Sandero e seu porta-malas de 320 litros (40 litros a mais que o Onix). Na parte traseira, dois adultos de estatura média viajam com relativo conforto. No entanto, o Onix agrada em termos de conforto e silêncio. Sua cabine é bem projetada e possui bom isolamento acústico.

Em relação ao consumo, o motor 1.0 8V do Onix apresenta números satisfatórios: 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol; e 11,5 km/l e 12,5 km/l, respectivamente, com gasolina. Já o motor 1.4 apresenta números ainda melhores: 7,9 km/l, 9,6 km/l, 11,5 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.

Com todas essas informações em mãos, agora você pode tomar uma decisão informada sobre a compra do Chevrolet Onix, um hatch compacto que tem conquistado os brasileiros com seu design moderno, conforto e bom desempenho.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?
5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?