O Chevrolet Onix tem se destacado como um dos hatches mais vendidos no Brasil. De acordo com o ranking de maio da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), foram comercializadas mais de 27.500 unidades do modelo.
Uma das razões para o sucesso do Onix está no seu conforto e nível de equipamentos, superando seus concorrentes diretos, como Fiat Uno, Palio e VW Gol. Desde a versão de entrada LS, lançada em 2012, o veículo já oferecia airbags frontais, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e direção hidráulica com regulagem de altura. Porém, itens como ar-condicionado, vidros traseiros elétricos, rodas de alumínio, MyLink, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos e computador de bordo eram exclusivos da versão topo de linha LTZ.
O hatch da Chevrolet foi equipado com duas opções de motor na primeira geração: 1.0, que gera 80 cavalos com etanol e 78 cavalos com gasolina (nas versões LS e LT), ou 1.4, com potência de 106/98 cavalos (nas versões LT e LTZ), ambos acompanhados pelo câmbio manual de 5 marchas.
Com o sucesso nas vendas, a GM decidiu, a partir de 2014, adicionar a opção do câmbio automático de seis marchas à versão 1.4 do Onix, mesmo utilizado nos sedãs Cruze, Cobalt e na minivan Spin. Nesse ano, também foi lançada a edição limitada LollaPalooza, baseada na versão LT 1.0 e com apenas 4 mil unidades produzidas.
Em 2015, a empresa lançou a versão esportiva Effect, baseada na versão LTZ 1.4, e posteriormente, a série especial 1.0 Seleção, que contou com apenas 3 mil exemplares e foi patrocinadora da seleção brasileira de futebol. No ano seguinte, em 2016, o Onix passou por sua primeira reestilização, acompanhada da nova caixa de mudanças manual de seis posições e direção elétrica. Além disso, a versão aventureira Activ também foi introduzida nesse ano.
Mesmo com o lançamento do Onix renovado, o modelo antigo ainda continuou sendo comercializado sob a insígnia Joy 1.0.
Assim como acontece com muitos carros populares, o Onix apresenta alguns pontos negativos. A qualidade dos materiais utilizados em itens como maçanetas, manopla de câmbio e volante é considerada baixa devido ao uso excessivo de plástico. Além disso, ruídos internos são bastante comuns no veículo, conforme relatos no site Clube do Onix.
Outra questão apontada pelos proprietários é o sistema de refrigeração fraco do veículo. Mesmo utilizando a potência máxima do ar-condicionado, alguns relatam que ele não consegue refrigerar adequadamente a cabine. Os ruídos podem ser causados por peças soltas e a falta de carga do gás refrigerante ou problemas no compressor do aparelho podem ser as causas da falta de eficiência na refrigeração.
Ao pesquisar sobre os problemas crônicos do Onix, é comum encontrar reclamações em relação à direção hidráulica. Muitos relatam que surgem ruídos quando o volante é esterçado para qualquer um dos lados. Nesses casos, é recomendado levar o veículo a uma oficina especializada para um diagnóstico mais preciso.
Outro problema recorrente é a baixa durabilidade dos componentes dos discos e pastilhas de freio. Há casos em que esses itens precisaram ser trocados com menos de 20 mil km rodados. Para evitar esse problema, é recomendado pesquisar por marcas de qualidade e com boa avaliação no mercado.
É importante também verificar se o veículo passou por algum recall, como no caso das rodas e pneus, pedal do freio, estrutura dos encostos dos bancos, filtro de combustível, tanque de combustível e adição de isolante nos terminais de relê. Para mais informações sobre possíveis recalls, é possível consultar o site da GM.
Em relação às versões disponíveis, para quem busca um hatch barato, econômico e bem equipado por menos de R$ 37 mil, o Chevrolet Onix oferece inúmeros pontos positivos. Mesmo na versão LT, já são encontrados importantes itens voltados para segurança. Porém, se o conforto proporcionado pelo ar-condicionado é um requisito importante para você, recomendamos investir um pouco mais e optar pela versão LTZ 1.4, que é bastante completa.
Ao pesquisar nos principais classificados, encontramos unidades do Onix com preço médio de R$ 40 mil. Se você busca ainda mais conforto, a partir de 2014, o câmbio automático se tornou uma opção para a versão topo de linha. Com essa configuração, é possível encontrar o veículo por cerca de R$ 48 mil, em média.
Em relação ao espaço interno, não espere um habitáculo tão espaçoso quanto o do Renault Sandero e seu porta-malas de 320 litros (40 litros a mais que o Onix). Na parte traseira, dois adultos de estatura média viajam com relativo conforto. No entanto, o Onix agrada em termos de conforto e silêncio. Sua cabine é bem projetada e possui bom isolamento acústico.
Em relação ao consumo, o motor 1.0 8V do Onix apresenta números satisfatórios: 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol; e 11,5 km/l e 12,5 km/l, respectivamente, com gasolina. Já o motor 1.4 apresenta números ainda melhores: 7,9 km/l, 9,6 km/l, 11,5 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.
Com todas essas informações em mãos, agora você pode tomar uma decisão informada sobre a compra do Chevrolet Onix, um hatch compacto que tem conquistado os brasileiros com seu design moderno, conforto e bom desempenho.
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