Pular para o conteúdo

Cruze, EcoSport e outros carros que saíram de linha sem deixar sucessor!

Em uma reviravolta que surpreendeu os entusiastas de automóveis no Brasil, diversos modelos que conquistaram o coração dos brasileiros foram descontinuados sem deixar herdeiros diretos nas linhas de montagem. Esta tendência, que não se deve necessariamente ao fracasso de vendas, mas a uma gama de outros fatores, reflete mudanças estratégicas das marcas, foco em novos mercados ou até o encerramento de operações fabris.

Guia do Conteúdo

Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze

O Chevrolet Cruze, um modelo que resistiu bravamente às mudanças do mercado, acabou sucumbindo à crescente onda dos SUVs, que roubou a cena globalmente. Este sedã e hatch médio, último sobrevivente na América do Sul, teve sua produção finalizada na Argentina em 2023, deixando o mercado brasileiro órfão de um dos seus favoritos.

Nissan March

Nissan March

O Nissan March, pioneiro entre os hatches compactos da Nissan fabricados no Brasil, serviu como uma espécie de sucessor espiritual do Renault Clio dentro da aliança Renault-Nissan. No entanto, com o avanço da idade e o declínio das vendas, foi retirado do mercado nacional. A Europa recebeu uma nova geração mais sofisticada e ampla, mas o Brasil ficou à margem dessa atualização.

Fiat Linea

Fiat Linea

O Fiat Linea tentou se estabelecer no competitivo segmento dos sedãs médios mas encontrou obstáculos intransponíveis. Criticado por ser um “compacto alongado” e com preços comparáveis aos líderes de segmento sem oferecer um câmbio automático tradicional, nem mesmo sua versão T-Jet com motor 1.4 turbo conseguiu reverter seu destino.

EcoSport

Ford EcoSport

O Ford EcoSport já foi sinônimo de sucesso no segmento dos SUVs compactos. Contudo, incapaz de manter-se na vanguarda frente à concorrência acirrada e com a Ford reportando prejuízos em suas operações brasileiras, culminando no fechamento das fábricas em 2021, o modelo foi descontinuado localmente sem perspectiva imediata de retorno.

Honda Fit

Honda Fit

Por fim, o Honda Fit representa talvez a despedida mais sentida entre os consumidores brasileiros. Substituído pelo City hatch em 2022, as características únicas do Fit não foram completamente transpostas ao seu sucessor. Com uma nova geração disponível internacionalmente, as restrições financeiras impediram sua chegada ao mercado nacional.

A saída desses modelos icônicos sem sucessores diretos simboliza não apenas uma perda para os aficionados por carros no Brasil mas também sinaliza uma mudança significativa nas estratégias das montadoras e nos hábitos de consumo dos brasileiros. Resta a nostalgia e a esperança de que novos clássicos surjam para preencher esse vazio deixado nas garagens e corações dos entusiastas nacionais.

Referência: Automais

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?
5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?