Pular para o conteúdo

Carros autônomos ainda não ganharam a confiança dos motoristas

Uma nova pesquisa realizada pela American Automobile Association (AAA) revelou que a maioria das pessoas tem medo de veículos autônomos. Surpreendentemente, esse número tem aumentado nos últimos anos, enquanto a confiança do público diminui.

De acordo com o estudo, 66% dos entrevistados afirmaram ter medo dos carros autônomos. Esse número representa um aumento em relação aos 55% registrados em 2022, porém, uma queda em relação aos 68% do ano passado. Enquanto isso, apenas 9% das pessoas entrevistadas afirmaram confiar nos veículos autônomos, mantendo-se estável desde 2023 até 2024. Já 25% dos entrevistados se mostraram incertos sobre o assunto. Ambos os números tiveram uma queda em comparação com os 15% e 30%, respectivamente, registrados em 2022.

Motoristas ainda não confiam nos carros autônomos.
Motoristas ainda não confiam nos carros autônomos.

Embora os compradores possam ter desconfianças em relação aos veículos autônomos, eles não se opõem à assistência tecnológica ao volante. Mais da metade dos entrevistados afirmaram estar abertos à utilização de tecnologias como frenagem automática, frenagem automática em marcha ré e assistência para manter a faixa de rodagem. Por outro lado, apenas 42% se mostraram interessados na assistência ativa à direção e 49% no controle de cruzeiro adaptativo.

No entanto, mesmo quando se trata desses auxílios ao motorista, os compradores devem permanecer céticos, pois outro estudo realizado pela AAA constatou que nem sempre essas tecnologias são confiáveis. Recentemente, a organização avaliou a eficácia dos sistemas de freio em ré automático e descobriu que apenas um dos 40 testes foi concluído sem acidentes. Metade dos carros testados não conseguiu parar para os pedestres que estavam atrás do veículo.

Embora a tecnologia dos veículos autônomos esteja em constante evolução, a maioria dos compradores não precisará se preocupar com isso tão cedo. A divisão Cruise da General Motors enfrentou obstáculos significativos de segurança nos últimos meses e parece que a Waymo, empresa ligada ao Google, é uma das poucas restantes que está se esforçando ao máximo para desenvolver essa tecnologia. Recentemente, a Waymo expandiu seu serviço de robô-táxi para Los Angeles, mas ainda há um longo caminho a percorrer até que essa tecnologia se torne comum no transporte de passageiros.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?
5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?