Em uma reviravolta inesperada de eventos no prestigiado Festival de Velocidade de Goodwood, o muito aguardado Lotus Evija X enfrentou uma falha técnica logo após a largada, resultando em uma colisão que marcou prematuramente seu fim na competição deste ano. Apesar das altas expectativas depositadas sobre este veículo elétrico, que ostenta impressionantes 2.000 cavalos de potência e um histórico de terceira volta mais rápida no célebre circuito de Nürburgring, o supercarro não conseguiu demonstrar seu potencial.
O incidente ocorreu no primeiro dia do evento cronometrado, uma quinta-feira que prometia mostrar ao mundo as capacidades notáveis do Evija X. Não foi divulgado quem dirigia o veículo no momento do acidente, mas em competições anteriores, Scott Maxwell, um renomado piloto de GT com raízes canadenses, esteve ao volante dos outros modelos Evija.
Logo após ser dado o sinal verde para iniciar, o Lotus Evija X avançou com força total, seus 2.000 cv causando derrapagem nos quatro pneus numa nuvem de fumaça. Contudo, essa exibição de poder durou pouco. Em questão de segundos, o carro desviou-se abruptamente do percurso e colidiu contra os fardos de feno que delimitavam a pista, causando danos significativos à parte frontal do veículo e forçando sua retirada da competição.
A razão exata para essa mudança brusca de direção permanece incerta, embora especulações sugiram que características técnicas específicas do veículo, como um alinhamento com cambagem extremamente negativa para aumentar a tração nas curvas, possam ter desempenhado um papel. Isso, somado às condições da pista e a uma tração inadequada para a situação, pode ter surpreendido até mesmo um piloto experiente.
Embora seja provável que o supercarro elétrico possa ser restaurado à sua forma original – seguindo o precedente estabelecido por veículos como o McLaren F1 após acidentes similares – a possibilidade de fazê-lo a tempo para uma nova participação no Festival de Velocidade deste ano é incerta. O custo do dano gira em torno dos US$ 2,3 milhões, uma cifra nada modesta mesmo para padrões tão exclusivos.
Este infortúnio destaca os desafios inerentes à pilotagem de veículos com tamanha potência e tecnologia avançada em eventos altamente competitivos e pressurizados como o Festival de Velocidade de Goodwood. Enquanto o Lotus Evija X se prepara para possíveis reparos e melhorias futuras, a comunidade automobilística permanece ansiosa por seu retorno triunfante aos circuitos.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.