Pular para o conteúdo

Carro elétrico de 2.000 cv fracassa em teste e acaba batendo!

Em uma reviravolta inesperada de eventos no prestigiado Festival de Velocidade de Goodwood, o muito aguardado Lotus Evija X enfrentou uma falha técnica logo após a largada, resultando em uma colisão que marcou prematuramente seu fim na competição deste ano. Apesar das altas expectativas depositadas sobre este veículo elétrico, que ostenta impressionantes 2.000 cavalos de potência e um histórico de terceira volta mais rápida no célebre circuito de Nürburgring, o supercarro não conseguiu demonstrar seu potencial.

O incidente ocorreu no primeiro dia do evento cronometrado, uma quinta-feira que prometia mostrar ao mundo as capacidades notáveis do Evija X. Não foi divulgado quem dirigia o veículo no momento do acidente, mas em competições anteriores, Scott Maxwell, um renomado piloto de GT com raízes canadenses, esteve ao volante dos outros modelos Evija.

Carro elétrico

Logo após ser dado o sinal verde para iniciar, o Lotus Evija X avançou com força total, seus 2.000 cv causando derrapagem nos quatro pneus numa nuvem de fumaça. Contudo, essa exibição de poder durou pouco. Em questão de segundos, o carro desviou-se abruptamente do percurso e colidiu contra os fardos de feno que delimitavam a pista, causando danos significativos à parte frontal do veículo e forçando sua retirada da competição.

A razão exata para essa mudança brusca de direção permanece incerta, embora especulações sugiram que características técnicas específicas do veículo, como um alinhamento com cambagem extremamente negativa para aumentar a tração nas curvas, possam ter desempenhado um papel. Isso, somado às condições da pista e a uma tração inadequada para a situação, pode ter surpreendido até mesmo um piloto experiente.

Embora seja provável que o supercarro elétrico possa ser restaurado à sua forma original – seguindo o precedente estabelecido por veículos como o McLaren F1 após acidentes similares – a possibilidade de fazê-lo a tempo para uma nova participação no Festival de Velocidade deste ano é incerta. O custo do dano gira em torno dos US$ 2,3 milhões, uma cifra nada modesta mesmo para padrões tão exclusivos.

Este infortúnio destaca os desafios inerentes à pilotagem de veículos com tamanha potência e tecnologia avançada em eventos altamente competitivos e pressurizados como o Festival de Velocidade de Goodwood. Enquanto o Lotus Evija X se prepara para possíveis reparos e melhorias futuras, a comunidade automobilística permanece ansiosa por seu retorno triunfante aos circuitos.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?
5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?