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BYD quer ir além de carros elétricos e investir em motos também!

A BYD, considerada o segundo maior produtor mundial de baterias, com uma participação de mercado de 15,8% prevista para 2023, tem como objetivo conquistar ainda mais espaço nos próximos anos. Após produzir componentes para seus próprios carros e vendê-los para outras montadoras, a marca agora pretende fabricar baterias para motocicletas elétricas, e-bikes e outros veículos de duas rodas.

O setor de baterias para veículos de duas rodas é considerado altamente promissor e receberá grandes investimentos da BYD. A confirmação foi feita recentemente pela FinDreams, subsidiária integral da BYD especializada em baterias. A meta é produzir baterias seguras e confiáveis para atender a demanda do mercado de veículos de duas rodas. “Nossa missão é permitir que as pessoas utilizem baterias sem preocupações”, anunciou a empresa.

BYD quer investir em motos elétricas.
BYD quer investir em motos elétricas.

Essa declaração ocorre após um incêndio em um prédio residencial no distrito de Yuhuatai, em Nanquim, China, no dia 23 de fevereiro, que resultou na morte de 15 pessoas e deixou outras 44 feridas. O incêndio supostamente teve início em áreas onde veículos de duas rodas estavam estacionados e, embora a causa exata ainda esteja sendo investigada, gerou uma discussão acalorada na China sobre a segurança das e-scooters.

Desde então, várias cidades chinesas proibiram os moradores de estacionar veículos de duas rodas dentro de edifícios. De acordo com o Departamento Nacional de Incêndios e Resgates, houve um aumento de 17,4% no número de incêndios relatados em veículos elétricos de duas rodas na China em 2023, em comparação com o ano anterior, totalizando 21.000 casos. Em 2022, foram registrados 18.000 casos, um aumento de 23,4% em relação a 2021.

Atualmente, uma parcela significativa das motocicletas na China ainda utiliza baterias de chumbo-ácido, consideradas pouco seguras e obsoletas em comparação com as tecnologias mais modernas disponíveis. A BYD planeja ingressar nesse segmento com baterias LFP (íons de lítio), que são consideradas mais modernas e eficientes. Esses componentes são projetados para suportar compressão, vibração, quedas livres e condições extremas de baixa pressão atmosférica ou temperaturas.

Em 2022, a BYD colaborou com a marca espanhola de motocicletas Nerva para fornecer baterias LFP para o modelo Exe E-Scooter. A scooter foi lançada em fevereiro do mesmo ano, equipada com uma bateria LFP de 5,76 kWh capaz de carregar de 0 a 80% em apenas 3,5 horas. O próximo passo da empresa é produzir baterias em larga escala para atender a diferentes empresas do setor de motocicletas.

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