A BYD, considerada o segundo maior produtor mundial de baterias, com uma participação de mercado de 15,8% prevista para 2023, tem como objetivo conquistar ainda mais espaço nos próximos anos. Após produzir componentes para seus próprios carros e vendê-los para outras montadoras, a marca agora pretende fabricar baterias para motocicletas elétricas, e-bikes e outros veículos de duas rodas.
O setor de baterias para veículos de duas rodas é considerado altamente promissor e receberá grandes investimentos da BYD. A confirmação foi feita recentemente pela FinDreams, subsidiária integral da BYD especializada em baterias. A meta é produzir baterias seguras e confiáveis para atender a demanda do mercado de veículos de duas rodas. “Nossa missão é permitir que as pessoas utilizem baterias sem preocupações”, anunciou a empresa.
Essa declaração ocorre após um incêndio em um prédio residencial no distrito de Yuhuatai, em Nanquim, China, no dia 23 de fevereiro, que resultou na morte de 15 pessoas e deixou outras 44 feridas. O incêndio supostamente teve início em áreas onde veículos de duas rodas estavam estacionados e, embora a causa exata ainda esteja sendo investigada, gerou uma discussão acalorada na China sobre a segurança das e-scooters.
Desde então, várias cidades chinesas proibiram os moradores de estacionar veículos de duas rodas dentro de edifícios. De acordo com o Departamento Nacional de Incêndios e Resgates, houve um aumento de 17,4% no número de incêndios relatados em veículos elétricos de duas rodas na China em 2023, em comparação com o ano anterior, totalizando 21.000 casos. Em 2022, foram registrados 18.000 casos, um aumento de 23,4% em relação a 2021.
Atualmente, uma parcela significativa das motocicletas na China ainda utiliza baterias de chumbo-ácido, consideradas pouco seguras e obsoletas em comparação com as tecnologias mais modernas disponíveis. A BYD planeja ingressar nesse segmento com baterias LFP (íons de lítio), que são consideradas mais modernas e eficientes. Esses componentes são projetados para suportar compressão, vibração, quedas livres e condições extremas de baixa pressão atmosférica ou temperaturas.
Em 2022, a BYD colaborou com a marca espanhola de motocicletas Nerva para fornecer baterias LFP para o modelo Exe E-Scooter. A scooter foi lançada em fevereiro do mesmo ano, equipada com uma bateria LFP de 5,76 kWh capaz de carregar de 0 a 80% em apenas 3,5 horas. O próximo passo da empresa é produzir baterias em larga escala para atender a diferentes empresas do setor de motocicletas.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.