A BYD, uma das principais empresas de tecnologia verde da China, está com grandes planos para o Brasil. Após adquirir a fábrica da Ford em Camaçari e anunciar a produção de carros elétricos e híbridos no país, a montadora agora planeja estabelecer toda a sua cadeia de produção aqui, desde a mineração do lítio até a fabricação das baterias.
Em entrevista à agência epbr, o presidente do Conselho da BYD Brasil, Alexandre Baldy, revelou que a empresa tem como objetivo transformar o Brasil em um hub regional para a América Latina. Para isso, a BYD pretende aproveitar as novas regulamentações do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que oferece incentivos para marcas que investem em tecnologias de mobilidade sustentável, incluindo carros elétricos e híbridos.
Alexandre Baldy elogia as políticas públicas coordenadas pelo governo federal que incentivam os investimentos locais. A BYD vê com bons olhos essas iniciativas e deseja ir além. Segundo informações do Financial Times, a empresa está em negociações para adquirir a Sigma Lithium, maior mineradora de lítio do Brasil.
Essa transação, avaliada em cerca de R$ 14,3 bilhões, permitiria à BYD garantir acesso às matérias-primas essenciais para a produção das baterias dos veículos elétricos. A Sigma Lithium opera uma mina de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma região conhecida por suas vastas reservas desse mineral de alta qualidade, além do baixo impacto ambiental na extração.
O lítio é um mineral fundamental para a produção das baterias de íon-lítio, que são amplamente utilizadas na tecnologia dos veículos elétricos. Conforme a popularidade dos carros elétricos cresce, há uma demanda cada vez maior por esses insumos.
Com a aquisição da Sigma Lithium, a BYD se posiciona à frente de seus concorrentes na América Latina, já que a Tesla enfrenta dificuldades para estabelecer uma fábrica no Chile, país com as maiores reservas de lítio do mundo.
Quando a BYD iniciará a produção de carros elétricos no Brasil? A previsão é que isso aconteça no segundo semestre de 2024 ou no início de 2025. Em junho deste ano, a empresa chinesa iniciou o processo de compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA), que foi concluída no final de 2023.
De acordo com a BYD, o investimento inicial para nacionalizar a produção supera os R$ 3 bilhões, com uma meta de fabricação de 150 mil carros por ano. Inicialmente, os modelos Dolphin e Yuan Plus serão produzidos na unidade, mas outros modelos poderão ser incluídos na planta, inclusive o próximo lançamento da marca no país: o Mini Dolphin.
Além disso, a BYD promete dobrar o número de empregos diretos e indiretos gerados na região, ultrapassando a marca de 10 mil vagas. Essa estimativa foi aumentada para acelerar o início das operações, já que anteriormente esperava-se a criação de 5 mil empregos.
Com esses investimentos e planos ambiciosos, a BYD está posicionando o Brasil como um importante mercado para a produção de veículos elétricos e se consolidando como uma referência na indústria de mobilidade sustentável.
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