O Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, está prestes a receber uma grande novidade no setor automotivo: a apresentação da marca de luxo Denza, da montadora chinesa BYD. Durante o evento, a empresa vai exibir dois modelos elétricos: a van D9 e o SUV N7. Ambos os veículos têm previsão de chegada ao mercado europeu em 2024.
A principal aposta da BYD é a van D9, que se destaca pelo seu design compacto e capacidade para até 7 pessoas. O veículo está disponível nas versões totalmente elétrica ou híbrida plug-in, oferecendo opções sustentáveis para os consumidores. Além disso, a van D9 promete competir com modelos como Volvo EM90, Lexus LM e Toyota Alphard.
Uma característica marcante da van D9 é o seu design frontal, que varia entre as versões elétrica e híbrida plug-in. Enquanto uma possui linhas verticais na grade, a outra apresenta linhas horizontais. As amplas portas facilitam o acesso dos passageiros ao veículo. A linha do teto é plana, proporcionando mais espaço para a cabeça dos ocupantes, e ainda há a opção de um teto solar panorâmico. Na China, as dimensões da van são impressionantes: 5,25 metros de comprimento, 1,96 metros de largura, 1,92 metros de altura e um entre-eixos de 3,11 metros.
A Denza é uma marca que nasceu de uma parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz em 2010. Com isso, a van D9 apresenta um interior tecnológico e requintado, com um painel de instrumentos digital embutido em uma peça central. O acabamento em couro está presente em várias superfícies, proporcionando um toque de sofisticação. A central multimídia possui uma tela ampla e flutuante. Os bancos são ajustáveis, rebatíveis e contam com recursos como ventilação e massagem.
O conforto dos passageiros é uma prioridade no projeto da van D9. O veículo oferece uma geladeira capaz de armazenar até 6 garrafas, além de cadeiras deslizantes na segunda fileira, alças de apoio no teto e outros itens de conveniência. A última fileira conta com portas USB, apoio de braço central, iluminação ambiente em LED e diversos alto-falantes. Já a segunda fileira pode ser equipada com telas para entretenimento.
No que diz respeito ao desempenho, a van de luxo da BYD está disponível nas versões elétrica e híbrida plug-in. Na segunda opção, o motor a combustão é um 1.5 turbo movido a gasolina, com potência de 137 cv e torque de 23,5 kgfm. Ele é combinado com baterias de 20,3 ou 40 kWh de potência. O veículo pode ter tração dianteira ou integral. Com o motor na dianteira e as baterias, a potência total é de 296 cv e torque de 58,2 kgfm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
Já a versão híbrida plug-in da D9, com tração nas quatro rodas, oferece 401 cv e torque de 69,4 kgfm. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em apenas 7,9 segundos. O motor traseiro do veículo sempre produz 60 cv e torque de 11,2 kgfm. Para quem prefere a versão totalmente elétrica, há opções de tração dianteira com 308 cv e torque de 36,7 kgfm, ou tração nas quatro rodas com 369 cv e torque de 47,9 kgfm. As acelerações de 0 a 100 km/h são realizadas em 9,5 ou 6,9 segundos, respectivamente. A bateria é composta por fosfato de ferro e lítio, com capacidade de 103,4 kWh. A autonomia da versão elétrica com tração dianteira é de impressionantes 620 km, enquanto a tração nas quatro rodas oferece uma autonomia de 600 km, segundo o ciclo CLTC.
Com apenas 15 minutos de carga, a van já garante uma autonomia de 230 km. Além disso, a potência máxima de carregamento é de até 166 kW. Outro destaque da marca Denza é o SUV N7, totalmente elétrico. Com um design fluido e futurista, o modelo pode percorrer até 570 km com uma única carga e possui uma potência máxima de carregamento permitida de 230 kW. A BYD tem planos de lançar seus veículos na Europa até o final de 2024.
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