Pular para o conteúdo

BYD diz que Estados Unidos e Europa tem medo dos carros chineses

Em um recente pronunciamento durante uma cúpula do setor automotivo na cidade de Chongqing, China, Wang Chuanfu, fundador da BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos do país, enfatizou a importância da força e do respeito no cenário global. “Se você não for forte o suficiente, eles não terão medo de você”, afirmou Wang, destacando o impacto significativo que a indústria automotiva chinesa vem causando internacionalmente, especialmente em mercados como Europa e Estados Unidos.

A ascensão dos veículos elétricos chineses tem sido notável, despertando preocupações entre políticos estrangeiros. Sem citar diretamente, Wang aludiu às recentes discussões sobre tarifas de importação propostas pela Europa contra carros chineses e a inclusão de empresas chinesas em listas restritivas nos EUA. Essas medidas indicam uma crescente tensão entre os gigantes econômicos.

A China Frente às Tarifas Europeias

BYD Tan
BYD Tan

Com a iminente renovação do Parlamento Europeu e as tarifas em pauta, o mercado de veículos elétricos se encontra em um ponto crítico. Em 2022, veículos de marcas chinesas como MG e BYD representaram cerca de 9% do total de vendas de veículos elétricos na Europa, segundo a Dataforce. A expectativa é que esse número cresça ainda mais apesar das possíveis tarifas. Analistas sugerem que as empresas chinesas possuem margens suficientemente amplas para absorver essas tarifas sem grandes dificuldades. No entanto, a China sinalizou que responderá com tarifas próprias de 25%, caso sejam impostas, aumentando as tensões comerciais.

Crescimento e Inovação da BYD

A BYD tem demonstrado um crescimento exponencial no mercado de veículos elétricos e híbridos plug-in, alcançando a marca de 3 milhões de unidades vendidas até 2023 e posicionando-se entre as dez maiores montadoras globais em volume de vendas. Essa trajetória reflete o apelo de Wang por maior concorrência e inovação no setor para acelerar a transição para os veículos elétricos. Segundo ele, esta é uma tendência dominante e inevitável no futuro da mobilidade.

O lema “A eletricidade é mais barata que o petróleo”, adotado recentemente pela BYD, encapsula a visão otimista da empresa sobre o futuro dos veículos elétricos. Essa perspectiva não apenas sublinha o potencial econômico dos veículos elétricos como também reflete um compromisso ambiental crescente dentro da indústria automobilística.

Conclusão

As declarações de Wang Chuanfu reforçam o papel fundamental da inovação e da competitividade na conquista de um espaço privilegiado no mercado global. A disputa por liderança no setor automotivo entre a China e outros gigantes econômicos evidencia não só questões comerciais mas também o reconhecimento da importância crítica da transição energética para o futuro da mobilidade global.

Portanto, à medida que a indústria automotiva avança rumo à eletrificação, a competição se intensifica, delineando um cenário onde a força estratégica e a capacidade de inovação determinarão os líderes do amanhã.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?
5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?