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BYD está enfrentando problema com qualidade no mercado internacional

A BYD, montadora chinesa apoiada por Warren Buffet, está enfrentando alguns obstáculos à medida que expande sua presença nos mercados chinês e internacional. De acordo com uma recente reportagem do The Wall Street Journal, os modelos da BYD fabricados na China e enviados para a Europa, Oriente Médio e Sul da Ásia estão apresentando problemas de qualidade.

Apesar de ter registrado vendas recordes em 2023 e se tornar a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, superando a Tesla, a BYD está enfrentando dificuldades com os veículos exportados. Segundo o relatório, os carros que chegaram ao Japão apresentavam arranhões, enquanto os que foram para a Europa estavam com mofo.

Embora o mofo seja algo comum em carros quando são armazenados por um longo período em clima úmido, o problema com os carros da BYD na Europa é que eles não receberam o tratamento adequado para removê-lo. Além disso, na Tailândia, onde os veículos elétricos chineses estão dominando o mercado automotivo doméstico, têm surgido reclamações sobre descascamento de tinta e plástico nos carros da BYD. Em Israel, há relatos de que os veículos elétricos da montadora se deformaram sob o peso dos racks de teto.

Carros BYD estão sofrendo com problemas de qualidade.
Carros BYD estão sofrendo com problemas de qualidade.

De acordo com um executivo da BYD entrevistado pelo WSJ, esses problemas parecem estar relacionados à logística, e não à produção. Ele comparou a situação a ir a um restaurante decente e descobrir que o prato está lascado. Estima-se que cerca de 10.000 carros da BYD estejam estacionados em armazéns europeus, aguardando para serem vendidos desde o final do ano passado.

Manter um controle rigoroso de qualidade em toda a cadeia logística global pode ser um novo desafio para a BYD. Ainda é cedo para avaliar se esses problemas de qualidade são apenas alarmes falsos ou algo que a montadora precisa levar muito a sério.

Além disso, as vendas da BYD caíram em fevereiro de 2024 devido à desaceleração do mercado automotivo como um todo. Também é esperado que a montadora não atinja sua meta interna de vender mais de 400.000 carros nos mercados internacionais este ano.

No Brasil, a BYD continua expandindo sua participação de mercado. Em fevereiro, por exemplo, a montadora chinesa alcançou a 10ª posição no ranking de marcas, superando as vendas combinadas das marcas Peugeot e Citroën. No entanto, no país, as principais queixas dos consumidores estão relacionadas ao pós-vendas, especialmente aos prazos de entrega de peças de reposição.

A BYD deve enfrentar esses desafios com uma abordagem focada na melhoria da qualidade e no atendimento ao cliente. A empresa precisa garantir que seus veículos exportados atendam aos padrões exigidos pelos mercados internacionais e também resolver as questões relacionadas ao pós-vendas no Brasil para manter sua reputação como uma fabricante confiável e líder no setor de veículos elétricos.

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