A visita oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia pode resultar em importantes avanços comerciais entre os dois países. Especialmente no setor automotivo, as negociações envolvem a possibilidade de um acordo de livre comércio de veículos. Representantes da Anfavea, que integram a delegação presidencial brasileira, estão participando das conversas em andamento.
Desde 2017, Brasil e Colômbia mantêm um Acordo de Complementação Econômica (ACE) que prevê a isenção de tarifas de importação para veículos através de cotas. No entanto, o novo acordo em negociação é muito mais amplo e busca eliminar completamente as barreiras comerciais, estabelecendo uma relação semelhante àquelas já existentes com Argentina e México.
Atualmente, a Colômbia é o quarto maior comprador de veículos brasileiros, tendo ocupado o terceiro lugar até recentemente. No primeiro trimestre de 2023, o Brasil enviou cerca de 15.000 veículos para o mercado colombiano (a cota anual de isenção tarifária é de 50.000 unidades). No entanto, em 2024, esse número caiu para 6.300 unidades, principalmente devido à queda nas vendas no mercado interno colombiano.
A Argentina é o maior importador de veículos brasileiros, com 29.000 unidades no trimestre, seguida pelo México com 18.400 unidades e Uruguai com 7.500 unidades.
Na última quarta-feira (17), o ex-presidente Lula se encontrou com o presidente colombiano, Gustavo Petro, para tratar desse assunto, além de discutir temas relacionados à bioenergia, desenvolvimento sustentável e integração regional. A indústria automotiva brasileira está otimista em relação ao acordo, uma vez que o acesso facilitado ao mercado colombiano pode resultar em ganhos significativos de produção.
A lista de veículos brasileiros exportados para a Colômbia é extensa. A Hyundai, por exemplo, envia para o país os modelos HB20, HB20S e Creta. A Volkswagen exporta Polo, T-Cross, Nivus, Saveiro e Virtus. No grupo Stellantis, destacam-se os Fiat Mobi, Pulse e Fastback, além dos Jeep Renegade, Compass e Commander. A picape RAM 700, que é uma versão da Fiat Strada produzida em Betim (MG), também é exportada para a Colômbia.
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