A Audi está prestes a se despedir do seu atual e confuso padrão de nomenclatura dos veículos, que tem sido adotado desde 2017. A informação foi confirmada pela própria empresa, através de Florian Hauser, chefe de vendas e marketing de produtos para veículos elétricos. A marca decidiu repensar sua estratégia e abandonar a prática de estampar números ao lado do nome dos carros.
Atualmente, o esquema de nomenclatura da Audi é baseado em números de potência, mas tem causado confusão por não estabelecer uma relação direta entre a potência do motor e a classificação numérica. Por exemplo, a classificação “30” é atribuída a carros com potência entre 109 e 128 cv, e vai aumentando até chegar no número “70” para veículos com pelo menos 536 cv. Essa combinação de dois números aparece ao lado dos emblemas usuais, como TFSI, TDI e Quattro.
Agora, a Audi decidiu abandonar essas designações vagas e já começou a implementar as mudanças com o lançamento do elétrico Q6 E-Tron, revelado recentemente. O modelo não utiliza mais os números em sua identificação e traz apenas o emblema Q6 E-Tron Quattro (para a versão com tração integral) ou SQ6 E-Tron (para a versão esportiva) na carroceria. Já a futura variante com tração traseira será chamada simplesmente de Q6 E-Tron.
Essa simplificação na nomenclatura também se estende aos carros tradicionais a diesel e gasolina. A combinação de dois dígitos será removida das tampas do porta-malas e da porta traseira dos carros a combustão, conforme informado por um porta-voz da empresa. No entanto, a Audi ainda não definiu se o padrão numérico continuará sendo utilizado em outras áreas, como configuradores online no site ou materiais de marketing.
Vale ressaltar que meses atrás, a Audi já havia anunciado que faria alterações nos nomes de alguns modelos. De acordo com a empresa, o sucessor do A4 será comercializado como A5, enquanto o futuro A6 passará a ser chamado de A7.
Essas mudanças são resultado da nova estratégia de nomenclatura da Audi para veículos eletrificados, onde codinomes com números pares serão reservados para os veículos puramente elétricos. Como o próximo A4 ainda terá motores tradicionais (sendo inclusive o último modelo da marca a utilizá-los), a decisão foi renomeá-lo para A5. O mesmo princípio será aplicado ao sucessor do A6/A7.
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