Pular para o conteúdo

85% das marcas chinesas podem falir até 2030, segundo estudo!

Com 137 marcas de carros, seja de propriedade nacional ou em parceria com empresas estrangeiras, a China poderá ver essa diversidade ser reduzida a apenas 19 players até 2030.

De acordo com um estudo da consultoria AlixPartners, apenas uma em cada sete marcas chinesas sobreviverá com lucro em 2030, enquanto a maioria enfrentará prejuízos contínuos, culminando em falências.

Isso significa que 118 marcas desaparecerão em um grande expurgo financeiro, um evento sem precedentes no setor automotivo global em termos de rapidez e magnitude.

A atual guerra de preços no mercado chinês levará muitas marcas à falência, equivalente ao Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA.

BYD Song Pro 2025

Nos últimos 10 anos, várias marcas chinesas deixaram de existir, incluindo algumas que operaram no Brasil, como a Lifan. Mesmo entre as startups de carros elétricos, falências têm sido comuns, sendo a mais recente a da WM. Assim, grandes grupos chineses serão os vencedores nessa competição, onde apenas os mais fortes sobreviverão.

Para competir com grandes marcas, as pequenas precisam baixar preços e reduzir margens de lucro. No entanto, elas não conseguem manter esses valores baixos como os grandes players, que possuem robustez financeira para suportar a guerra de preços.

Com isso, fabricantes menores começarão a falir por falta de condições econômicas, enquanto as grandes montadoras ampliarão sua oferta de produtos para ocupar o espaço deixado pelas menores.

Nos últimos anos, o governo chinês apoiava a fusão de grandes montadoras que absorviam concorrentes mais fracos. Contudo, com a guerra de preços, Pequim não precisa interferir, pois a seleção natural no mercado automotivo fará com que os mais fortes prevaleçam.

Em 2030, segundo o estudo, veremos grandes montadoras como BYD, Geely, SAIC, FAW, GAC, GWM, DongFeng e Changan. Embora o estudo não mencione empresas eletrônicas como Huawei, Xiaomi ou Foxconn, é seguro acreditar que elas também estarão entre as sobreviventes, devido à sua robustez financeira e tecnologia avançada.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?
5 carros bons que os brasileiros ignoram! Se isso quebrar no seu carro, o bolso chora! Peça vem dando dor de cabeça para donos de Chevrolet Onix! Ram Rampage Rebel Ignition chega no mercado por R$ 286.990 Vale a pena colocar película antivandalismo?