Os apaixonados por carros antigos estão sempre em busca de modelos que possam receber a tão desejada placa prata, um registro que equivale ao tombamento histórico dos veículos. Para isso, é necessário que o carro tenha 30 anos ou mais e mantenha um alto índice de originalidade.
No entanto, a data exata de fabricação não importa, apenas o ano de produção. Com base nisso, selecionamos cinco carros lançados em 1994 que já estão aptos a receber esse reconhecimento histórico automotivo.
Chevrolet Corsa: uma revolução no mercado de compactos
O Chevrolet Corsa foi lançado em 1994 e trouxe uma verdadeira revolução para o mercado de carros compactos no Brasil. Substituindo o longevo Chevette, o Corsa apresentou um projeto moderno, sendo o primeiro carro popular do país a contar com injeção eletrônica.
Com duas opções de motores disponíveis – 1.0 e 1.4 -, ambos da Família 1, que estreou com o primeiro Corsa em 1982, o modelo marcou uma nova era para os carros populares no Brasil, tornando-os mais modernos e alinhados com as tendências do mercado internacional.
Volkswagen Gol bolinha: a continuação de um clássico
O Volkswagen Gol era o principal concorrente do Chevrolet Corsa na época. Com uma mecânica simples e robusta, o Gol passou por uma grande atualização em 1994, ganhando uma nova geração conhecida como “Gol Bolinha” devido ao seu design mais arredondado em comparação ao modelo anterior.
Apesar de manter algumas deficiências, como o motor longitudinal e um interior pouco aproveitado, todos os Gol da segunda geração já contavam com injeção eletrônica e um acabamento mais caprichado. Os clientes mais tradicionais ainda tinham a opção da primeira geração, com motores carburados.
Fiat Uno Turbo: pioneirismo em turbinas no Brasil
A Fiat sempre foi conhecida por suas tentativas de inovar no mercado automotivo brasileiro. Em 1994, ela lançou o Uno Turbo, o primeiro carro turbinado de fábrica do país. O compacto já contava com uma versão esportiva chamada 1.6R, que impressionava com sua performance mesmo diante de carros maiores e mais potentes.
Com um motor 1.4 turbo importado da Itália, capaz de produzir 118 cv – dois a mais que o 2.2 8v do Chevrolet Omega GLS – o Uno Turbo se destacava pela sua leveza e agilidade. Seu peso de apenas 975 kg era menor do que muitos modelos 1.0 atuais.
Fiat Tempra Turbo: o sedã esportivo nacional
Poucos meses após o lançamento do Uno Turbo, a Fiat trouxe ao mercado brasileiro o Tempra Turbo. Equipado com um motor 2.0 8 válvulas semelhante ao do Lancia Delta HF Integrale, o sedã oferecia impressionantes 165 cv e 26,5 kgfm de torque, números próximos aos do motor 1.3 turbo que a Fiat utiliza atualmente.
O Tempra Turbo era vendido apenas na carroceria de duas portas, exclusiva para o Brasil, e tinha um acabamento mais esportivo em relação às versões mais luxuosas do sedã. Com uma velocidade máxima acima de 210 km/h, era considerado um dos carros mais rápidos do país na época.
Chevrolet Omega 4.1: força e tradição em um sedã executivo
O Chevrolet Omega foi lançado no Brasil seguindo o modelo europeu, com destaque para o motor 3.0 de seis cilindros em linha e comando no cabeçote. No entanto, quando a primeira geração do Omega saiu de linha na Europa em 1994, esse motor também foi descontinuado.
Para solucionar essa questão, a segunda geração do sedã executivo estreou com um V6 que não cabia no modelo brasileiro. A solução encontrada pela Chevrolet foi revitalizar o antigo motor 4.1 do Opala em parceria com a britânica Lotus.
O resultado foi um motor praticamente novo, com comando duplo, 24 válvulas e quase 300 cv. A força de 168 cv e 29,1 kgfm agradou aos fãs do Omega, dividindo opiniões entre os puristas, que preferiam o modelo alemão, e aqueles que apreciavam o torque do 4.1.
Os carros mencionados estão completando 30 anos e já podem receber a cobiçada placa preta, um reconhecimento especial para esses modelos que marcaram época. Para os apaixonados por automóveis antigos, é uma oportunidade única de ter um veículo com status histórico em sua coleção.
Redator online especializado no universo automotivo, é fã de automobilismo, fã de esportes e jogos eletrônicos. Tem 23 anos de idade, e iniciou sua jornada no ano de 2023 no site Agora Motor, onde escreve artigos e notícias sobre o mundo automobilístico todos os dias.